Podcasts do Spotify ganham espaço para subir vídeo

Buscar

Podcasts do Spotify ganham espaço para subir vídeo

Buscar
Publicidade

Mídia

Podcasts do Spotify ganham espaço para subir vídeo

Funcionalidade já está disponível em 5 países desde abril; Programa Bocas Ordinárias estreia como primeiro podcast Original Spotify com vídeo


12 de julho de 2022 - 13h11

A função já estava disponível nos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Reino Unido desde abril deste ano. (Crédito: Divulgação)

O Spotify anunciou a expansão do recurso de podcast com vídeo para criadores de conteúdo no Brasil, Alemanha, França, Itália, Espanha e México. A função já estava disponível para podcasters dos Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Reino Unido desde abril deste ano.

Agora, os usuários brasileiros poderão assistir ao podcast em primeiro plano com o vídeo em tela cheia, escutar apenas ao áudio, deixando o vídeo ao fundo ou alternar entre os dois formatos. O recurso está disponível para todos os planos e players do Spotify: aplicativo, web player, maioria das Smart TVs e consoles de videogame.

Além de criar novos episódios com vídeo, os podcasters poderão também incluir os arquivos em vídeo aos seus episódio em áudio que já estão na rede. Para colocar vídeos, os criadores precisam acessar a Anchor, plataforma gratuita de edição e distribuição de podcasts do Spotify.

O lançamento foi anunciado em um evento realizado na segunda-feira, 11, no Spotify Brasil, com apresentação das apresentadoras Tata Estaniecki e Bruna Unzueta, do PodDelas. A plataforma anunciou que programas como Ticaracaticast de Marvio Lucio (Carioca) e Marcos Chiesa (Bola); Quinta Misteriosa, de Jaqueline Guerreiro; Inteligência LTDA de Rogério Vilela; Caixa Preta de Arthur Gubert e Pedro Smaniotto; DiaCast de Gabie Fernandes e Rafa Dias; PocCats de Rafa Uccman e Lucas Guedez já estão com seus podcasts com vídeo no Spotify.

O Spotify havia disponibilizado a funcionalidade com vídeo pela primeira vez no Brasil e na América Latina em janeiro deste ano com o Podpah de Verão, projeto especial da rede com o Podpah, podcast apresentado por Igão e Mítico, com 7 episódios com vídeo.

Em abril deste ano, Javier Piñol, diretor do Spotify Studios na América Latina e US Latin, contou em entrevista ao Meio & Mensagem sobre os planos da plataforma para novas funcionalidades, expectativas e estratégias. 

 Nos Estados Unidos, percebemos que dar a possibilidade do consumidor ver a real expressão facil do criador, as nuances que em um determinado momento de uma conversa podem acontecer, o sorriso oculto, o sorriso irônico, tem um valor para o consumidor. Nós testamos essa ferramenta há um ano e teve um ótimo desempenho e agora é o momento em que estamos lançando-a em todos os mercados”, disse Javier. 

Funcionalidades 

Além do vídeo, os podcasts contam agora também com uma caixa de perguntas, buscando aumentar a interação dos ouvintes com os criadores. Porém ainda não é possível realizar o streaming do conteúdo ao vivo na plataforma, apenas embedar o conteúdo já gravado.

Nova programação 

Para contemplar a nova ferramenta, o Spotify trouxe novidades para os programas da plataforma. Como primeiro podcast Original Spotify com vídeo, o Bocas Ordinárias estreia na próxima terça-feira, 19, e reunirá semanalmente o professor e ex-bbb João Luiz Pedrosa, a youtuber Pathy dos Reis, a rapper e compositora MC Soffia, o publicitário Julio Beltrão e o podcaster Beto Estrada com uma personalidade convidada. No mesmo dia, o podcast Exclusivo Spotify Psicologia na Prática, que ocupou a primeira posição na Parada de Podcasts no Brasil por cinco semanas em fevereiro deste ano, também ganha vídeo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Google adia plano pós-cookies diante de pressão das ad techs

    Google adia plano pós-cookies diante de pressão das ad techs

    Google é forçado a recuar sua proposta de Privacy Sandbox destinada a reformular os mercados de anúncios digitais

  • Publicidade digital somou R$ 35 bilhões em 2023

    Publicidade digital somou R$ 35 bilhões em 2023

    Relatório Digital AdSpend 2023, feito pelo IAB Brasil com a Kantar Ibope Media, indica aumento nas vendas diretas