Cinco tendências para a mídia em 2023

Buscar

Cinco tendências para a mídia em 2023

Buscar
Publicidade

Mídia

Cinco tendências para a mídia em 2023

Estudo Media Trends & Predictions 2023, da Kantar, enfatiza a diversificação de canais e novos comportamentos do consumidor


18 de novembro de 2022 - 14h22

A divisão de mídia da Kantar pontua cinco tendências para a mídia globalmente no próximo ano, no estudo Media Trends & Predictions 2023. São elas: o futuro da visualização, o impacto da inflação, evolução do uso de dados, desenvolvimento de novas tecnologias de mídia e o caminho para o zero líquido.

Pesquisa da Kantar apontou cinco tendências para os negócios da mídia a partir de 2023 (Crédito: Kentoh/Shutterstock)

A pesquisa utiliza dados da Kantar e previsões baseadas em indicativos e pontos de vistas de especialistas. Confira cada uma das tendências apresentadas no estudo:

1. O Futuro da Visualização

Uma das tendências para a mídia indicada para este ano pela Kantar foi a diversificação de negócios, tanto nos meios comerciais quanto nas próprias estratégias de fornecimento de conteúdo. Neste sentido, em 2022 houve um equilíbrio entre o Video Sob Demanda (VOD) e a televisão linear.

Logo, no ano que vem, os profissionais de marketing permanecerão investindo nos vídeos online, mídias sociais e streaming. Entretanto, com a entrada de novos canais nessa dinâmica, os orçamentos e audiências se dividirão. Além disso, o mercado se distanciará das estratégias de lançamento de uma só vez e muitos novos conteúdos para maximizar as receitas.

2. O Impacto da inflação

Outra tendência para a mídia em 2023 é o impacto da inflação. Três fatores indicam que a mídia e o marketing não escaparam dos impactos da inflação trazidos pela pandemia da Covid-19. São eles: redução no poder de compra do consumidor, o aumento nos gastos com assinatura e a alta dos custos de publicidade.

Ao mesmo tempo, o estudo da Kantar mostra que este é o momento certo para investir, visto que os consumidores estão aceitando mais a publicidade. Além disso, com a alta dos custos, o conteúdo financiado também está mais palatável, logo é um momento oportuno para introduzir camadas financiadas para limitar a rotatividade sensível ao preço.

3. Evolução do Uso de Dados

A evolução do uso de dados também é uma tendência para a mídia em 2023. Ainda que o Google tenha adiado o fim dos cookies de terceiros para a segunda metade de 2024, dando mais tempo para as empresas se prepararem, esse tempo não deve ser desperdiçado.

De acordo com a pesquisa da Kantar, para um cenário pós-cookie, os profissionais de marketing devem ir experimentando sistemas de segmentação baseados em proxy e publicidade contextual.

4. Desenvolvimento de Novas tecnologias

Segundo o estudo Media Trends & Predictions 2023, para o próximo ano, as TVs conectadas, além de facilitarem novas formas de publicidade, estão preparadas para desenvolver capacidades de publicidade endereçável e expandir seu alcance. Estima-se que setor cresça quase US$ 30 bilhões até 2024.

5. O Caminho para o Zero líquido

Devido aos recordes de ondas de calor, inundações, secas e queimadas, setores de mídia e marketing estão tentando reduzir o impacto de carbono do desenvolvimento, produção e execução de publicidade a um zero líquido.

De acordo com o estudo da Kantar, a população também está disposta a fazer a sua parte. Metade da população do mundo diz estar preparada para investir tempo e dinheiro para apoiar as empresas a fazerem a coisa certa e 42% deixaram de comprar produtos e serviços devido ao seu impacto ambiental.

Confira também o que é o evento Maximidia e a cobertura completa do Meio & Mensagem.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Como a Microsoft vem tentando estreitar os laços com os anunciantes

    Carsten Rauh, head de native sales da Microsoft para EMEA e LATAM, comenta a oferta de soluções a agências e anunciantes e hábitos da audiência no Brasil

  • TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    TNT levará UEFA Champions League para o YouTube

    Canal exibirá, pela primeira vez em ambiente digital e gratuito, a competição continental