Alibaba entra na corrida da AI com solução para rivalizar com DeepSeek
Companhia chinesa apresenta o QwQ-32B, que teria performance semelhante ao da concorrente; anúncio provoca a maior alta na Bolsa de Hong Kong dos últimos 3 anos
Alibaba entra na corrida da AI com solução para rivalizar com DeepSeek
BuscarAlibaba entra na corrida da AI com solução para rivalizar com DeepSeek
BuscarCompanhia chinesa apresenta o QwQ-32B, que teria performance semelhante ao da concorrente; anúncio provoca a maior alta na Bolsa de Hong Kong dos últimos 3 anos
Meio & Mensagem
6 de março de 2025 - 11h17
(Crédito: Shutterstock)
A concorrência pela liderança do mercado de inteligência artificial ficou ainda mais acirrada na China – e, consequentemente, no mundo. Nessa quarta-feira, 5, a gigante do e-commerce apresentou o QwQ-32B, seu novo modelo de inteligência artificial.
De acordo com a companhia, o modelo seria capaz de alcançar um desempenho igual ao da DeepSeek, startup chinesa que sacudiu o cenário da inteligência artificial em janeiro ao apresentar uma solução de IA de alto desempenho e que, em teoria, teria sido desenvolvida com investimento bem inferior às soluções da OpenAI e de outros gigantes do segmento.
A Alibaba declarou que o modelo QwQ-32B possui 32 bilhões de parâmetros. Para efeito comparativo, o R1, da DeepsSeek, tem 671 bilhões de parâmetros.
A ferramenta de IA da Alibaba pode ser acessada pelo chatbot Qwen Chat.
Assim, como aconteceu com o lançamento da DeepSeek, o anúncio da Alibaba animou o mercado. As ações da companhia subiram 8,4%, ajudando a Bolsa de Hong Kong a fechar com alta de 3,29% nessa quinta-feira, 5. Essa foi a maior alta da Bolsa local desde 2022.
Na semana passada, a Alibaba declarou que irá investir pelo menos US$ 53 milhões em inteligência artificial pelos próximos três anos.
Essa quantia, segundo a companhia, irá superar os valores investidos em IA e também em nuvem na última década.
Além do desenvolvimento de sua própria tecnologia, a Alibaba também firmará uma parceria com a Apple, na China, para a oferta de serviços de IA nos iPhones do país.
Compartilhe
Veja também
Selton Mello lê a mente de clientes Bradesco em nova campanha
Criada pela AlmapBBDO, a campanha é composta por dois filmes que mostram os benefícios exclusivos oferecidos para os clientes do banco
Alta Diagnósticos fortalece marca com Marina Ruy Barbosa
Criada pela Conext Agency, a campanha, protagonizada por Marina, pretende trazer leveza, protagonismo feminino e inovação para fortalecer a imagem da marca