Assinar

Alibaba entra na corrida da AI com solução para rivalizar com DeepSeek

Buscar

Alibaba entra na corrida da AI com solução para rivalizar com DeepSeek

Buscar
Publicidade
Marketing

Alibaba entra na corrida da AI com solução para rivalizar com DeepSeek

Companhia chinesa apresenta o QwQ-32B, que teria performance semelhante ao da concorrente; anúncio provoca a maior alta na Bolsa de Hong Kong dos últimos 3 anos


6 de março de 2025 - 11h17

Alibaba IA

(Crédito: Shutterstock)

A concorrência pela liderança do mercado de inteligência artificial ficou ainda mais acirrada na China – e, consequentemente, no mundo. Nessa quarta-feira, 5, a gigante do e-commerce apresentou o QwQ-32B, seu novo modelo de inteligência artificial.

De acordo com a companhia, o modelo seria capaz de alcançar um desempenho igual ao da DeepSeek, startup chinesa que sacudiu o cenário da inteligência artificial em janeiro ao apresentar uma solução de IA de alto desempenho e que, em teoria, teria sido desenvolvida com investimento bem inferior às soluções da OpenAI e de outros gigantes do segmento.

A Alibaba declarou que o modelo QwQ-32B possui 32 bilhões de parâmetros. Para efeito comparativo, o R1, da DeepsSeek, tem 671 bilhões de parâmetros.

A ferramenta de IA da Alibaba pode ser acessada pelo chatbot Qwen Chat.

Assim, como aconteceu com o lançamento da DeepSeek, o anúncio da Alibaba animou o mercado. As ações da companhia subiram 8,4%, ajudando a Bolsa de Hong Kong a fechar com alta de 3,29% nessa quinta-feira, 5. Essa foi a maior alta da Bolsa local desde 2022.

Alibaba e a IA

Na semana passada, a Alibaba declarou que irá investir pelo menos US$ 53 milhões em inteligência artificial pelos próximos três anos.

Essa quantia, segundo a companhia, irá superar os valores investidos em IA e também em nuvem na última década.

Além do desenvolvimento de sua própria tecnologia, a Alibaba também firmará uma parceria com a Apple, na China, para a oferta de serviços de IA nos iPhones do país.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Selton Mello lê a mente de clientes Bradesco em nova campanha

    Selton Mello lê a mente de clientes Bradesco em nova campanha

    Criada pela AlmapBBDO, a campanha é composta por dois filmes que mostram os benefícios exclusivos oferecidos para os clientes do banco

  • Alta Diagnósticos fortalece marca com Marina Ruy Barbosa

    Alta Diagnósticos fortalece marca com Marina Ruy Barbosa

    Criada pela Conext Agency, a campanha, protagonizada por Marina, pretende trazer leveza, protagonismo feminino e inovação para fortalecer a imagem da marca