Marketing

Amazon implantará carrinhos inteligentes em lojas Amazon Fresh

Empresa está substituindo a tecnologia Just Walk Out por carrinhos inteligentes para finalização de compras em unidades Amazon Fresh

i 3 de abril de 2024 - 9h16

A Amazon foi um dos destaques em soluções para compras digitais quando introduziu a tecnologia Just Walk Out nas unidades da Amazon Fresh.

Agora, a companhia está implantando carrinhos inteligentes (os Dash Carts) alimentados por inteligência artificial, segundo o The Information.

amazon fresh

(Crédito: Tada Images/Adobestock)

A Amazon Fresh é uma espécie de mercearia da marca nas modalidades físicas e online, presente em mais de 40 cidades nos Estados Unidos e em outras metrópoles mundiais, como Berlim, Londres e Tóquio.

A solução Just Walk Out, presente em mais da metade das unidades, funciona como um autopagamento em que os clientes finalizam a compra por meio de um QR Code, escaneado na entrada das lojas físicas através do aplicativo da Amazon em smartphones.

Apesar da praticidade aparente, a modalidade implantada em 2016 dependia de monitoramento. Para isso, a Amazon contava com câmeras e sensores para rastrear o movimento dos clientes e, claro, os produtos com os quais as pessoas saíam das lojas. A Amazon contava com mais de mil colaboradores indianos que assistiam aos vídeos para garantir a segurança dos checkouts e o processamento das compras.

Os Dash Carts surgem como uma solução mais confiável e com maior controle. Os carrinhos inteligentes contém um scanner e uma tela touch. Isso permite que os clientes Amazon finalizem a transação sozinhos, à medida que escaneiam os produtos no momento da compra. Além disso, a Amazon vai implantar caixas de autoatendimento para não membros.

A tecnologia Just Walk Out permanecerá em funcionamento em algumas lojas menores da Amazon Fresh no Reino Unido e em algumas unidades da Amazon Go.