BGS retoma edição presencial com 400 marcas e sete dias
Com o tema "De Volta ao Jogo", evento espera bater a marca de 326 mil visitantes com áreas temáticas, campeonatos de eSports, lançamentos e atrações nacionais e internacionais
BGS retoma edição presencial com 400 marcas e sete dias
BuscarBGS retoma edição presencial com 400 marcas e sete dias
BuscarCom o tema "De Volta ao Jogo", evento espera bater a marca de 326 mil visitantes com áreas temáticas, campeonatos de eSports, lançamentos e atrações nacionais e internacionais
Amanda Schnaider
6 de outubro de 2022 - 6h52
Após dois anos de hiato por conta da crise provocada pela pandemia da Covid-19, a Brasil Game Show (BGS) retorna ao calendário nacional de eventos. Com o objetivo de ser a maior edição da história, excepcionalmente neste ano, a BGS terá sete dias ao invés de cinco. O evento começa nesta quinta-feira, 6, e irá até quarta-feira, 12.
Ao logo de suas 12 edições, a feira recebeu mais de 1,8 milhão de pessoas. Apenas na edição anterior, em 2019, a BGS reuniu 326.773 visitantes em cinco dias. Neste ano, segundo Marcelo Tavares, CEO e fundador da feira, a expectativa é superar esse público. “Estou muito feliz com o resultado do trabalho até aqui e muito confiante de que vamos, quem sabe, poder fazer a melhor edição de todos os tempos. Batemos na última edição 326 mil pessoas. A nossa meta esse ano é quebrar esse recorde”, enfatiza.
Para comunicar o retorno do evento, a organização da feira desenvolveu a campanha “De Volta ao Jogo”, que está sendo veiculada na TV aberta, no digital e em mobiliário urbano. “Justamente o que trouxemos na nossa campanha esse ano é o ‘De Volta ao Jogo’, porque estamos de volta a tudo isso. O público estará de volta, as empresas estarão de volta, a emoção, a conexão, a experiência”, salienta o CEO. O filme da campanha foi produzido pela F5 Creative Films, criação é da OMZ e a estratégia digital é da Flare.
Para atingir seu objetivo de ser a maior edição da história, a Brasil Game Show 2022 contará com cerca de 400 marcas, três mil influenciadores, dois mil cosplayers, áreas temáticas, campeonatos de eSports, lançamentos e atrações nacionais e internacionais.
Tavares explica que a BGS trabalha com várias categorias de cotas de patrocínio. A principal delas é a máster, que, neste ano, ficou com Banco do Brasil, que está presente em toda a comunicação da feira, além de um espaço físico no evento e itens de merchandising. Abaixo está a cota diamante, compradas pelas marcas PlayStation, Nintendo, YouTube Gaming e Twitch.
Depois vem a ouro, na qual estão as marcas Intel, Logitech, Pichau Gaming, Magalu, HyperX, Acer, TikTok e Evoverse. Por fim, há as cotas prata, negociadas com empresas como Dell, Marvel e Lenovo, e bronze, com Ubisoft, Capcom, Lupo e Fast Shop, entre outras. Fora as cotas de patrocinadores, a BGS tem estandes de área livre, espaço dedicado à produção nacional e local negócios. “Há uma gama bem vasta de opções para uma marca participar da Brasil Game Show hoje”, destaca o fundador, reforçando que o evento tem quase 80 parceiros de mídia, entre eles Terra, IGN, SBT Games, Editora Europa e RedeTV.
O Banco do Brasil, patrocinador máster do evento, terá um estande de 500 metros quadrados, onde promoverá ativações imersivas que unem duas paixões nacionais: os games e os esportes. O local terá uma rampa de skate, um espaço tecnológico e instagramável, os participantes poderão surfar em um simulador de ondas e visitar uma cabine de vento com um tufão de cards com prêmios. Além disso, os visitantes do estande poderão simular estar dentro de uma partida de vôlei.
A PlayStation terá o maior estande da história do evento. Em um espaço de mais de mil metros quadrados, os visitantes da feira poderão curtir grandes jogos da Sony, atrações e surpresas.
A Nintendo também levará alguns de seus principais títulos lançados recentemente para a feira. Os visitantes do estande da empresa poderão jogar em consoles do Nintendo Switch jogos como Kirby’s Dream Buffet, Mario Kart 8 Deluxe e Pokémon Legends: Arceus, Splatoon 3, Super Smash Bros. Ultimate e The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Mario + Rabbids Sparks of Hope, desenvolvido e publicado pela Ubisoft, poderá ser jogado antes de seu lançamento em 20 de outubro. Minecraft, da Mojang, e It Takes Two, da Hazelight Studios, também estarão disponíveis no estande.
Além dos jogos, o estande da Nintendo terá diferentes áreas. Em uma delas, será possível experimentar o novo console da empresa, o Nintendo Switch – Modelo OLED, que possui uma tela OLED de 7 polegadas com cores mais vivas e contraste nítido, com os jogos Metroid Dread, Kirby and the Forgotten Land e The Legend of Zelda: Breath of the Wild.
O YouTube Gaming, que também está com a cota diamante do evento, terá um estande tecnológico de mil metros quadrados na BGS inspirado na Times Square. O espaço contará com uma área VIP para criadores e nomes do eSports, além de áreas interativas que proporcionarão uma experiência imersiva para o público, torneios e desafios. O estande da Twitch também terá mil metros quadrados, o dobro do que tinha em 2019. Nesse espaço, o público poderá conhecer mais sobre o universo Twitch, com meet and greet e acesso a cabines de gravação.
A Fast Shop se uniu com a Asus e a LG para participar da BGS 2022. As empresas promoverão ativações interativas com o público em um espaço de 500 metros quadrados no Expo Center Norte. O espaço ainda terá gameplays e dezenas de estações free-to-play, inclusive com simuladores de jogos de gêneros variados, de realidade virtual, PC e consoles. O estande também receberá as finais do Campeonato Paulista Universitário de Esportes Eletrônicos (CPUE), com uma cabine de streaming para transmissões ao vivo.
Já a Acer do Brasil levará experiências imersivas para os gamers em seu espaço, além de amostras de tecnologias de ponta, gameplays com os notebooks, monitores, desktops e acessórios Acer, Nitro e Predator. Além disso, os visitantes poderão interagir com os InfluAcers, embaixadores da marca no País, Nyvi Estephan, ninexT e Sidão do Game, e com a head de conteúdo da Acer, Nicolle Merhy.
O Outback terá uma área de 350 metros quadrados na feira, intitulada de Bold Stage Outback. No local, a marca comercializará menu feito especialmente para o evento. Ao todos serão 11 produtos, sendo sete comidas e quatro bebidas especiais. Como patrocinadora oficial das competições de eSports da Monster Energy BGS Sports, o Outback estará com um palco em formato “onion”, “canguru gamer”, em referência a dois ícones da marca, além de uma cabine de vento onde o público terá direito a dez segundos para tentar pegar vouchers diversos.
Como media partner oficial da BGS desde 2017, o Terra levará um estúdio de transmissões ao vivo da sua vertical Game on, dedicada a cobertura do mundo geek e de eSports, para a feira. “Todos os dias vamos ter uma transmissão ao vivo a partir das 18h horas, com os apresentadores do Game On.GG, Barbara Gutierrez e o jornalista Pablo Miyazawa”, afirma Manoela Pereira, head de conteúdo do Terra. A transmissão contará com dois programas, o GG Pop e o GG eSports.
SBT anuncia projetos originais no digital
Além disso, no dia 8, haverá uma live, das 15h às 19h. “A nossa intenção é tornar um ponto de encontro na feira”, enfatiza Manoela. “A grande diferença da última edição é que agora estamos com uma estratégia multiplataforma”, ressalta a head. Com isso, o público poderá acompanhar as transmissões não só no portal Terra, mas também na Twitch, TikTok, Discord, Twitter, Spotify e Instagram.
Durante a feira, o Terra gravará o último episódio da sua websérie “Apaixonados por games”. “A ideia dessa websérie é trazer pessoas que são muito fãs há muito tempo dos games. E durante a BGS vamos atrás de personagens, histórias reais, histórias de vida de pessoas apaixonadas pelos games”, complementa Manoela.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros