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Black Friday: cenário econômico é desafiador, mas consumidor se volta às compras

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Marketing

Black Friday: cenário econômico é desafiador, mas consumidor se volta às compras

Gustavo Pimenta, diretor executivo comercial, digital e de clientes do Grupo Casas Bahia, analisa o ambiente de negócios para a edição 2024 do evento


30 de outubro de 2024 - 6h00

No último fim de semana, com a veiculação de um filme criado pela agência Pullse, no intervalo do Fantástico, a Casas Bahia deu o pontapé inicial às ações para a Black Friday 2024.

Desde a segunda-feira, 28, sob comando da garota-propaganda Bia do Brás, a rede tem feito dois plantões diários nas redes sociais para anunciar “grandes ofertas de Black Friday, com descontos nunca vistos”.

Gustavo Pimenta, diretor executivo comercial, digital e de clientes do Grupo Casas Bahia, comenta o projeto “Black ao Vivo” e avalia o cenário para a realização do eventos nos últimos anos – considerando fatores internos e externos – e comenta suas expectativas para 2024.

 

Meio & Mensagem – Como foi a Black Friday de 2023, em relação ao ano anterior, em termos de resultados?

Gustavo Pimenta – Tivemos em 2022 a Black Friday no meio da Copa do Mundo e com cenário econômico de alta de juros. A agenda ficou prejudicada, mas foi possível aproveitar o momento para venda de produtos como TVs, por exemplo, muito procurados para acompanhar os jogos. Em 2023, o Grupo Casas Bahia estava no início do seu Plano de Transformação, fazendo ajustes importantes de estoque e operações, voltamos a focar as vendas em produtos do nosso core – eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis e telefonia – e conseguimos um resultado, assim como o mercado de um modo geral, mais racional em termos de preços/descontos.

M&M – Qual a expectativa do Grupo Casas Bahia para 2024, considerando temas que vêm sendo discutidos, como cenário econômico e o comportamento de compra dos brasileiros de renda mais baixa?

Pimenta – O cenário econômico continua desafiador, mas comparado aos últimos dois anos percebemos o consumidor voltado às compras, tanto no online quanto nas lojas físicas. Consumidores que estão aproveitando cada vez mais para se utilizar dos nossos créditos, via crediário, via cartões e, por isso, acredito que teremos, sim, uma Black bem positiva.

M&M – Esses “descontos nunca vistos” estarão em que faixa percentual?

Pimenta – Na segunda-feira, 28, que tivemos o primeiro dia de ofertas, anunciamos iPhone 13 por por R$1.999,00. O preço normal do aparelho costuma chegar a mais de R$ 4 mil. Em 10 minutos esgotamos as vendas das unidades disponíveis. Realmente, são oportunidades incríveis e exclusivas, por tempo e quantidade limitados.

M&M – Que categorias a Black Friday costuma movimentar mais no Grupo Casas Bahia?

Pimenta – Categorias como telefonia, eletroeletrônicos, eletroportáteis, linha branca e móveis. O consumidor já se habituou a aguardar o período da Black para trocar os aparelhos que possui em casa ou adquirir alguma novidade.

M&M – Em relação ao orçamento de marketing para divulgar o evento, a de 2024 segue em linha com 2023? Diminui, aumenta?

Pimenta – Seguimos em linha com 2023, apostando muito forte nos canais digitais como forma de aproximação com o público. Nossos plantões diários de ofertas serão realizados nas nossas redes sociais, onde teremos também muitas outras ações com influenciadores e parcerias importantes ao longo de todo mês de novembro.

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