Coca-Cola e Itaú são as marcas mais lembradas em relação à Copa
Pesquisa global realizada pela consultoria eCGlobal mostra também o comportamento e as expectativas do brasileiro em relação ao período pré-torneio mundial
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Luiz Gustavo Pacete
5 de junho de 2018 - 7h00
O avião da Coca-Cola que leva a taça da Copa pelo mundo (Crédito: Reprodução Coca-Cola YouTube)
Conforme a Copa se aproxima, institutos de pesquisa e consultorias tentam mapear como patrocinadores e marcas relacionadas ao esporte vêm se desempenhando quando o assunto é lembrança na mente do consumidor. Entre os mais recentes desses levantamentos, a consultoria eCGlobal realizou um estudo com dois mil brasileiros, membros do seu painel online de consumidores e com mais de mil internautas em toda a América Latina, para entender suas expectativas com a Copa do Mundo de 2018.
De acordo com o resultado obtido pelo levantamento, 55% dos brasileiros estão otimistas com a seleção e acreditam que a taça será do Brasil. Somente 13% acreditam que provavelmente a taça não será do Brasil. Sobre o clima de Copa, o estudo aponta que 52% pretendem comprar ou já compraram a camisa da seleção e 35% estão colecionando o álbum de figurinhas do mundial.
No que diz respeito às marcas que estão ganhando espaço na mente do consumidor neste período pré-copa, a lembrança espontânea de propagandas associadas à Copa é alta: 78% lembram de alguma marca. No total, 66 marcas foram citadas. Para a lembrança estimulada, na qual foram apontados 24 anunciantes, este percentual aumenta ainda mais para 94%.
Tanto na lembrança espontânea como na estimulada, a Coca-Cola e o Itaú lideram o ranking das marcas mais citadas pelos respondentes. Em seguida, há Vivo, McDonald´s e Guaraná Antarctica entre as top 5 mais lembradas em campanha sobre a Copa do Mundo.
O desafio dos patrocinadores
Em outra pesquisa, publicada em maio e feita pelo Ibope Conecta, foi identificado que a maior parte dos brasileiros não associa corretamente os patrocinadores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do torneio. A pesquisa online entrevistou dois mil internautas das classes A, B, C e D, de 12 a 23 de março deste ano.
No caso da seleção brasileira, os patrocinadores mais citados são Coca-Cola, 39%, que não é patrocinador (o Guaraná Antarctica, da Ambev, é o dono dessa cota), Itaú, 38%, Vivo, 37% e Nike, 34% — estes, sim, parceiros da CBF. Já os patrocinadores mais citados da Copa do Mundo são feitos de maneira correta.
As maiores menções são para Coca-Cola, 41%, Adidas, 22% e Visa, 20%. Há 35% que não sabem responder essa questão e 18% que citam equivocadamente Mastercard (que foi patrocinadora da Fifa até a Copa do Mundo de 2006) e Nike como patrocinadores do evento.
*Crédito da imagem no topo: Clive Rose/GettyImages
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