Natal: Sadia e Perdigão são as marcas mais lembradas pelos consumidores
Pesquisa da YouGov mostra intenção de compra dos brasileiros e marcas mais associadas à data
Natal: Sadia e Perdigão são as marcas mais lembradas pelos consumidores
BuscarNatal: Sadia e Perdigão são as marcas mais lembradas pelos consumidores
BuscarPesquisa da YouGov mostra intenção de compra dos brasileiros e marcas mais associadas à data
17 de novembro de 2022 - 12h17
Faltando pouco mais de um mês para o Natal, o mercado já se prepara para a data – uma das mais importantes do trimestre no quesito consumo. Entre as marcas mais associadas à festividade estão Sadia (71%), Perdigão (67%), Seara (59%) e Nestlé (45%).
Os dados vêm de um levantamento realizado de maneira on-line pela YouGov com mil brasileiros de diversas idades, gêneros e regiões. O objetivo é analisar o planejamento, comportamento e hábitos de consumo da população para o Natal.
No que diz respeito ao público mais jovem, a lembrança de marca vai para os fast-foods, com Burger King e McDonald’s aparecendo nesta ordem. Essa geração também coloca Dolly em destaque em bebidas, ainda que a Coca-Cola lidere como a favorita de 72,5% dos entrevistados – sobretudo entre mulheres (78%). Para aqueles entre 25 e 44 anos, aparece o energético, enquanto as cervejas (Heineken e Antarctica) se sobressaem para o público 55+.
Aqueles do grupo que compreendem a faixa etária de 18 a 24 anos, além dos homens, têm planos de gastar mais em presentes do que no ano passado. O público feminino aparece com uma intenção de ticket médio menor para as compras de Natal. Entre as mulheres e 55+, as marcas de presente que prevalecem são Natura e O Boticário.
Neste quesito, o segmento se difere bastante entre aqueles com mais de 45 anos. Para eles, a Samsung tem destaque, bem como a Apple para os jovens. Da mesma forma, os eletrônicos são os itens pelos quais os homens mais optam. Já a Adidas e Nike são muito lembradas pelos mais velhos e ligados ao Sudeste. A região segue com bebidas alcoólicas sendo as mais escolhidas para dar como presente; Nordeste tem joias acima da média como escolha.
O estudo mostra que 67% das pessoas escolhem roupas para presentear. O vestuário predomina para as mulheres, somada a brinquedos e livros – este último também sendo o predileto entre aqueles com 55 anos
A Black Friday, outro evento importante do final do ano, entra no radar do consumidor, ao passo que 49% deles afirmam a intenção de comprar presentes de Natal durante a data promocional. Destaque para adultos entre 25 e 44 anos e moradores no Nordeste.
Todavia, entre os que não irão aproveitar os descontos para as compras de Natal, estão pessoas mais velhas e as do Sudeste. Além disso, o tradicional amigo secreto se mantém na tradição de 51% dos indivíduos.
Apesar da popularização do e-commerce, a YouGov observou que as faixas etárias participantes da pesquisa dão prioridade às lojas físicas. Porém, os que têm entre 25 e 34 anos tendem a comprar mais on-line. Norte e Nordeste se sobressaem neste quesito também.
Veja o que é Marketing de intenção, como funciona e os seus benefícios.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros