Marketing

Consumo multitela cresce entre brasileiros, diz pesquisa

Uso simultâneo de telas abre espaço para marcas influenciarem decisões de compra

i 11 de agosto de 2025 - 6h06

Ver TV e comprar pelo celular: hábito já comum entre brasileiros

Ver TV e comprar pelo celular: hábito já comum entre brasileiros (Crédito: Gorodenkoff/Shutterstock)

De acordo com uma pesquisa da Ipsos, encomendada pelo Mercado Ads, unidade de negócios de publicidade do Mercado Livre, 64% dos brasileiros costumam navegar pelo celular enquanto assistem a conteúdos na TV ou em plataformas de streaming.

Desse total, pouco mais da metade (55%) aproveita esse momento para buscar ou comprar produtos pelo aparelho móvel.

Entre as principais influências que o uso simultâneo de telas gera nas decisões de compra estão: aumentar conhecimento sobre produtos e promoções (citado por 44% dos respondentes), obter mais informações sobre novas marcas e produtos (42%), saber sobre promoções e cupons para suas compras online (41%) e comparar preços e opções de produtos mais facilmente (40%).

 Como diria que o uso simultâneo de telas influencia nas suas decisões de compra online?

Como diria que o uso simultâneo de telas influencia nas suas decisões de compra online? (Crédito: Divulgação)

Impacto da publicidade no consumo de streaming

Cerca de 49% dos entrevistados afirmam assistir a conteúdo via streaming todos os dias, com os celulares (70%) e as TVs conectadas (68%) entre os dispositivos mais utilizados.

Filmes (77%) e séries (72%) lideram as preferências de conteúdo nessas plataformas.

Em que dispositivo você costuma assistir a conteúdos de streaming?

Em que dispositivo você costuma assistir a conteúdos de streaming? (Crédito: Divulgação)

A publicidade no streaming é bem recebida por metade dos entrevistados quando os anúncios têm relação com o conteúdo assistido (51%) ou com pesquisas e compras feitas online (50%).

Aproximadamente metade também diz gostar dos anúncios quando estão alinhados aos seus interesses (48%) ou quando trazem mensagens que os inspiram a ser melhores (47%).

Sobre anúncios em streaming, o quanto você concorda com cada afirmação?

Sobre anúncios em streaming, o quanto você concorda com cada afirmação? (Crédito: Divulgação)

Impacto dos anúncios no comportamento de compra digital

Oito em cada dez brasileiros afirmam que seu consumo online é influenciado por publicidade vista no celular ou na TV. As categorias que mais engajam são eletrônicos (59%), vestuário (46%) e beleza (41%).

Mais da metade (55%) dos consumidores dizem se sentir sempre ou frequentemente influenciados por anúncios na hora de escolher uma marca ou produto.

Além disso, sete em cada dez brasileiros já compraram um item pela primeira vez após vê-lo em uma propaganda.

Para a realização da pesquisa, foram entrevistados 1 mil brasileiros acima de 18 anos, representando todas as regiões, níveis socioeconômicos e gêneros. As entrevistas foram feitas online em abril de 2025.