Empresas fomentam empreendedorismo feminino
Microsoft, Sebrae, Bertha Capital e Belvedere Investimentos lançam iniciativas que capacitam negócios liderados por mulheres
Microsoft, Sebrae, Bertha Capital e Belvedere Investimentos lançam iniciativas que capacitam negócios liderados por mulheres
Com o intuito de incentivar a educação e o empreendedorismo feminino no Brasil, Microsoft, Sebrae, Bertha Capital e Belvedere Investimentos se reuniram para lançar o Women Entrepreneurship (WE). O projeto inclui duas iniciativas.
A primeira é o fundo de investimento em participações de capital semente (Fundo WE), que tem o objetivo de apoiar por meio de investimento startups de todas as regiões do Brasil que tenham pelo menos uma mulher como sócia e que estejam com risco de falir. O fundo pretende captar R$ 100 milhões em até cinco anos, sendo que já inicia com R$ 50 milhões. Os financiamentos às startups começam em R$ 500 mil e vão até R$ 5 milhões.
Já, a segunda iniciativa é um programa de desenvolvimento de startups que oferecerá capacitações de negócios, tecnologias digitais e mentoria técnica, chamado de Portal WE. Ao longo do projeto serão lançados desafios para que estudantes universitárias ou de cursos técnicos possam transformar suas ideias em uma verdadeira empresa. Para isso, o portal oferece recursos não-reembolsáveis de até R$ 50 mil para até seis ideias por ano, custeando serviços operacionais de implantação dos negócios dessas mulheres.
Além dos recursos, o Portal WE, gerenciado pela Startup Studio – empresa criada pelo Fundo WE – também tem mentorias por meio de um time multidisciplinar de especialistas de conteúdo de negócios, marketing, administração, finanças e gestão, em parceria com o Sebrae Nacional e empresas especializadas, Também conta com conteúdos técnicos e de programação, em parceria com a Microsoft. Nesta fase inicial a Startup Studio investirá de R$ 50 mil a R$ 500 mil.A Women Entrepreneurship espera investir em 25 startups nos próximos cinco anos, sendo que a Belvedere Investimentos ficará também responsável pela captação dos recursos e pela criação de um veículo destinado a receber investimentos de pessoas físicas que desejam apoiar o movimento. Segundo comunicado, a WE tem o objetivo de ajudar a criar líderes mulheres que inspirem gerações futuras.
**Crédito da imagem no topo: iStock
Compartilhe
Veja também
Largo da Batata Ruffles: marca quer transformar espaço em área de cultura
Com foco em melhorar o Largo da Batata, a marca de batata chips da PepsiCo assina contrato de dois anos que prevê revitalização e zeladoria do espaço
Nike e NFL renovam parceria de materiais esportivos até 2038
Parceria reforça expansão global do esporte, além do desenvolvimento e capacitação dos atletas