Marketing
Gucci tira produto das lojas após acusação de racismo
Blusa preta de gola alta, que cobre parcialmente o rosto, foi interpretada como blackface
Gucci tira produto das lojas após acusação de racismo
BuscarGucci tira produto das lojas após acusação de racismo
BuscarBlusa preta de gola alta, que cobre parcialmente o rosto, foi interpretada como blackface
Renato Rogenski
8 de fevereiro de 2019 - 17h04
Na quinta-feira, 7, a marca de luxo italiana Gucci retirou um produto de linha após ter recebido diversas críticas do público. A polêmica foi gerada por conta de uma peça controversa de sua coleção, uma blusa preta de gola alta, que cobre parcialmente o rosto das pessoas, com um contorno vermelho na boca. Para grande parte dos críticos, a iniciativa configura o “blackface”, uma representação caricata e racista dos negros. Entre as principais reclamações, está o fato de que a peça foi comercializada justamente em fevereiro, quando é celebrado o Mês da História Negra nos Estados Unidos.
Diante das diversas manifestações nas redes sociais e reportagens na imprensa americana, a empresa resolveu não apenas remover o produto de seu portfólio, como emitir um pedido oficial de desculpas, publicado também no Twitter. “A Gucci lamenta profundamente pela ofensa causada pelo suéter de lã balaclava. Consideramos a diversidade como um valor fundamental que precisamos sustentar e respeitar na vanguarda de todas as decisões que tomamos. Confirmamos que o produto foi imediatamente retirado de todas as nossas lojas e do nosso site online”, disse o comunicado.
Se por um lado o apelo visual “Instagramável” das coleções de Gucci ajuda a reforçar a reputação da marca nas redes sociais, o fênomeno viral também pode tomar a proporção contrária em casos como esse. Aliás, este não é o único exemplo recente em que uma marca de luxo se envolve em uma polêmica do gênero. Em dezembro de 2018, a Prada também precisou interromper as vendas de um chaveiro de macaco, que segundo os críticos possuia os traços caricatos de pessoas negras.
Abaixo o pedido de desculpas da marca:
Gucci deeply apologizes for the offense caused by the wool balaclava jumper.
We consider diversity to be a fundamental value to be fully upheld, respected, and at the forefront of every decision we make.
Full statement below. pic.twitter.com/P2iXL9uOhs— gucci (@gucci) February 7, 2019
Imagem de topo: Christian Wiediger/Unsplash
Compartilhe
Veja também
O Boticário faz camarote para Madonna na casa de Narcisa
Marca irá promover linha de produtos Casa 214 em experiência para cinco fãs da marca no apartamento de Narcisa Tamborindeguy
Efeito Madonna: os impactos da vinda da artista para marcas e negócios
Prefeitura do Rio de Janeiro espera movimentar milhões, o show com transmissão ao vivo na televisão e streaming movimentou as marcas na criação produtos inéditos