Assinar

Prada para de vender chaveiro de macaco tido como racista

Buscar

Prada para de vender chaveiro de macaco tido como racista

Buscar
Publicidade
Marketing

Prada para de vender chaveiro de macaco tido como racista

Grife tira item da coleção Pradamalia de portfólio após internautas acusarem o desenho de ter traços caricatos de negros


18 de dezembro de 2018 - 8h33

Personagem Otto da coleção Pradamalia (crédito: reprodução/Twitter)

Por Adrianne Pasquarelli, do Ad Age*

Após ser atacada nas últimas semanas nas redes sociais por criar uma figura de macaco com lábios vermelhos exageradamente grandes num estilo que aparenta caricatura racista de negros, a Prada se desculpou oficialmente e anunciou, na sexta-feira, 14, que deixaria de vender os artigos.

A marca de luxo tem usado a imagem em produtos como chaveiros e em ações de marketing da coleção Pradamalia, que inclui outros personagens. As imagens também tiveram destaque na flagship store da marca no SoHo, segundo consumidores que reclamaram nas redes sociais.

A Prada não retornou os pedidos de comentário sobre o caso. Na sexta-feira, 14, a marca fez um post no Twitter sobre as alegações, chamando o chaveiro de “encantos de fantasia” e ressaltando que “nunca teve a intenção de ofender ninguém”. A empresa também disse, via Twitter, que os produtos não estão mais a venda e que as imagens sairão de circulação.

Os chaveiros, chamados de Otto e Toto, estavam sendo vendidos por US$ 550, mas não estão mais disponíveis no e-commerce da empresa. Os internautas, no entanto, não aceitaram as desculpas e alguns disseram, nas redes sociais, que boicotariam a marca pelo episódio.

A Prada não foi a única marca a sofrer com um deslize de marketing relacionado a racismo neste ano. Um dos casos notórios foi da H&M que, em janeiro, publicou em seu site um anúncio com uma criança negra usando uma blusa com a frase “o macaco mais legal na selva”, em tradução livre.

Tradução: Fernando Murad

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034

    Copa do Mundo: Fifa anuncia os países-sede das edições de 2030 e 2034

    Competição será dividida entre Espanha, Portugal e Marrocos, com jogos também na Argentina, Uruguai e Paraguai em 2030 e Arábia Saudita será a sede em 2034

  • Granado compra a marca Care Natural Beauty

    Granado compra a marca Care Natural Beauty

    Compra da marca de cosméticos sustentáveis simboliza mais um passo na ampliação da atuação da Granado no segmento