Marketing

Falha da AWS afeta serviços de empresas globalmente

Serviços online de Mercado Livre, Canva, Duolingo e iFood registraram instabilidade em decorrência de pane

i 20 de outubro de 2025 - 10h50

Na manhã desta segunda-feira, 20, usuários em todo o mundo enfrentaram instabilidade dos serviços online de uma série de companhias em decorrência de uma falha da Amazon Web Services (AWS), uma das maiores provedoras da computação em nuvem do mundo.

AWS

Falha em datacenter da AWS nos Estados Unidos gerou instabilidade para mais de 500 empresas em todo o mundo (Crédito: Yu Chun Christopher Wong/Shutterstock)

Sites de monitoramento, como o Down Detector, receberam milhares de notificações nesta madrugada. Mais de 500 sites e aplicativos de empresas de diversos segmentos foram afetados, entre as quais WhatsApp, Canva, McDonald’s, Roblox, Duolingo e até mesmo a própria Amazon. No Brasil, Mercado Livre, iFood, Wellhub (ex-Gympass) registraram reclamações de instabilidade nos serviços.

Em seu perfil no Instagram, o Estadão realizou uma postagem alertando os seguidores sobre a pane, uma vez que também foi um dos sites afetados pela pane. “O jornal utiliza o publicador RAC para distribuir suas matérias na internet”, informou. O veículo também alertou que a instabilidade estava impedindo a atualização da homepage com novos conteúdos.

Já o TotalPass, aplicativo de benefícios corporativos ligados ao bem-estar, enviou um SMS aos usuários informando sobre possíveis instabilidades dado o apagão em servidores globais.

A falha durou cerca de três horas em decorrência de problema que teve origem em um datacenter na Virgínia do Norte, uma das principais regiões dos servidores da AWS nos Estados Unidos. Em atualização mais recente em seu site de status, a companhia comunicou o restabelecimento do sistema, mas indicou que usuários ainda poderiam notar respostas mais lentas ou taxas maiores do erro durante a recuperação.