CCXP retorna ao presencial com 104 marcas na edição 2022
Festival conta com patrocínio de Cinemark, Banco Next, Mercado Livre, Fanta e Fanlab, além do apoio de outras marcas; confira as ativações
Após dois anos sendo realizada online por conta da pandemia, a CCXP retorna ao presencial, na próxima quinta-feira, 1º. A expectativa do festival de cultura pop realizado pelo Omelete Company é receber 300 mil pessoas até o domingo, 4, no São Paulo Expo.
“A nossa expectativa de crescimento de público de 2019 para cá está mais atrelada a Spoiler Night”, conta Roberto Fabri, vice-presidente de marketing e conteúdo do Omelete Company. Como o nome sugere, a Spoiler Night é a noite de spoilers anterior ao evento, que segundo Fabri, recebia 3 mil pessoas e está com a expectativa de receber 20 mil neste ano.

CCXP22 espera receber 300 mil pessoas no São Paulo Expo (Crédito: Ariel Martini)
Além de recorde de público, a CCXP22 terá recorde de marcas. Até o momento, o festival conta 104 marcas confirmadas, de 25 segmentos diferentes. Os cinco patrocinadores são: Cinemark, Banco Next, Mercado Livre, Fanta e Fanlab. A CCXP ainda conta com CupNoodles e Neosaldina, como apoiadores, e marcas participantes, como Chilli Beans, Estrela, Faber-Castell, Lego, Lupo, Panini, Piticas, Pernambucanas, Roku e SBT.
Nesse time também estão os próprios estúdios e serviços de streaming, como Globoplay, HBO Max, Netflix, Paramount Pictures, Prime Video, Spotify, Universal, que trarão celebridades nacionais e internacionais para divulgarem lançamentos para os próximos meses.
Otávio Juliato, vice-presidente de negócios e estúdios do Omelete Company, explica que o São Paulo Expo tem 115 mil metros quadrados e que descontando a área dos palcos e de serviço, 52% dessa área será coberta por ativações e experiências de estúdios e 48% será destinada a ativações de marcas não nativas ou grandes operações de varejo.
Confira as ativações de algumas marcas para o evento:
Cinemark
Além de dar nome ao maior palco do evento, Thunder by Cinemark Club, a rede de cinemas terá dois snack bars, um Popcorn Truck e mais 20 carrinhos espalhados pelo evento. O Cinemark ainda lançará produtos ligados ao universo geek, como o combo do filme “Avatar 2”, que estreia em 15 de dezembro.

Maior palco do evento levará o nome do Cinemark: o Thunder by Cinemark Club (crédito: VANSBUMBEERS)
A rede de cinemas também contará com o Outlet Cinemark no festival, onde venderá itens colecionáveis de lançamentos anteriores. No local, o público ainda poderá garantir cards colecionáveis das próximas estreias, antes de serem distribuídos nos cinemas. A rede ainda criou um estojo personalizado para que os fãs possam armazenar seus cards.
Mercado Livre
O Mercado Livre fechou uma parceria com o Omelete para ser o marketplace oficial do evento. Inspirado num castelo medieval, o Magic Market by Mercado Livre é um espaço interativo onde 32 empreendedores e pequenos sellers poderão vender seus produtos ao público do festival.

Magic Market by Mercado Livre é o marketplace oficial da CCXP22 (crédito: divulgação)
FANLAB
A patrocinadora oficial aproveitará seu espaço de 540 metros quadrados no evento para lançar novidades de vestuário, decoração e colecionáveis. O espaço será dividido em oito mundos distintos: Animações, Filmes e Séries, Animes e Games, Star Wars, Harry Potter, Stranger Things, Heróis, e Funkos e Colecionáveis. O estande contará com a tecnologia do ‘Print on Demand’ disponível nos totens, no qual os clientes poderão customizar suas peças e receber em casa.
Cup Noodles
Em parceria inédita com o Artists’ Valley, o Cup Noodles realizará uma ativação no evento onde seis ilustradores trarão as suas visões sobre o Cupverso de maneira inusitada, em um filme. Ao final da animação será exibida uma ilustração, produzida pela ferramenta de inteligência artificial Dall-E. Cup Noodles também estarão disponíveis para os participantes do festival na praça de alimentação.
Neosaldina
A Neosaldina participa pela primeira vez da CCXP, com a Neosaland. Inspirada nos quadrinhos, games, filmes e séries mais famosos da atualidade, o espaço foi pensado para combater a dor de cabeça por meio de experiências lúdicas, dinâmicas e desafios em grupo. O local ainda terá áreas para relaxamento e carregamento de celular. Quem participar das missões na Neosaland poderá garantir prêmios exclusivos.
Fanta
Com o nome de “Fanta para Quem Tanka”, a marca criou um circuito para o evento, desafiando os competidores a ver quem passa por todos os obstáculos de forma mais rápida. A ideia é testar o equilíbrio, atenção e reflexão dos participantes. Além do espaço próprio, a Fanta também será o refrigerante oficial da CCXP, com três lounges oficiais nas praças de alimentação e um combo personalizado, feito junto com o Cinemark. Dentro do espaço da rede de cinemas, inclusive, a marca de bebidas também instalou o Escape Bus de Fanta, espaço onde os visitantes poderão testar suas habilidades e inteligência.
FaberCastell
A Faber-Castell promoverá uma experiência imersiva com HQs em tamanho real aos visitantes. Nela erá possível interagir com as histórias e produzir fotos e vídeos. O espaço da marca conta com ilustrações criadas por três artistas brasileiros e trazem seus principais personagens: Carlos Ruas, com ‘Sábado qualquer – Deus e Deuses’ e ‘Cães e Gatos’, Ilustralu com ‘Arlindo’ e Will Leite com ‘Dona Anésia’. A marca ainda presenteará os visitantes do espaço com apontadores de edição super limitada personalizados com artes exclusivas para o evento.
Outback Steakhouse
Outback Steakhouse participa presencialmente pela primeira vez no evento. Além de ser o restaurante oficial do evento, a marca contará com espaço imersivo, brindes e novos burgers e frozen exclusivos. O primeiro é o Bold Burger 2.0, composto de carne bovina e queijos tipo ementhal e tipo cheddar, bacon crocante, maionese defumada, picles de cebola roxa e molho levemente picante em um pão tipo brioche. O segundo é Bold Crunchy Chicken conta com duas tiras de frango empanadas e fritas, picles de cebola roxa, bacon, fonduta de queijo, maionese de bacon (Bacon Mayo) e maionese defumada. Já o Aussie Bold Frozen, é um frozen preparado com morango, amoras, xarope sabor cranberry e Fanta Uva. O cliente que adquirir a bebida ganhará um um copo desenvolvido exclusivamente para o evento.
Panini
A Panini Comics Brasil celebrará 20 ano na CCXP22. Para isso, a editora terá um painel especial no Auditório Ultra. Além disso, no estande promoverá o Escape Room, em parceria com Escape 60’, meet and greet com personagens, dubladores e cosplayers de sagas tradicionais na cultura pop.
Piticas
Pela primeira vez, Piticas irá operar cinco lojas distintas no festival: Pitica e Funko (estande unificado). O local trará coleções de todas as maiores franquias do universo do entretenimento e cultura pop, além de uma ativação especial do restaurante temático Katon Lamen House. Os visitantes do espaço ganharão prêmios que deverão ser resgatados na unidade do Shopping Santa Cruz. A área ainda terá um mini estúdio para capturas de conteúdo e entrevistas em tempo real, com a presença de convidados especiais.