Marketing

Nova linha e bar na praia: os planos da Xeque Mate

Marca de drinks prontos de Belo Horizonte investe na expansão do portfólio e em bar no litoral para o verão

i 8 de dezembro de 2025 - 6h12

Xeque Mate

Grupo Xeque Mate expande portfólio com a linha Mascate Drinks (Crédito: Divulgação)

A Xeque Mate, marca de bebidas mista criada há dez anos pelos amigos belo-horizontinos Gabriel Rochael e Alex Freire, que já ultrapassou as fronteiras de Minas Gerais, aposta em uma nova linha de bebidas e um bar na praia para o verão 2025-2026.

Em linha com a cultura dos ready-to-drink, a nova família da marca, a Mascate Drinks, chega ao mercado com dois sabores pensados para traduzir o clima brasileiro: melancia com framboesa, hibisco, limão siciliano e rum; e maracujá com caju, rum e água de coco.

Os novos produtos estarão disponíveis em pontos de venda de todo o Brasil até o fim de janeiro. O lançamento faz parte da estratégia de diversificação de portfólio do grupo Xeque Mate, que pretende aumentar em 20% suas vendas no primeiro trimestre de 2026.

Rochael, sócio-fundador da companhia, explica que os produtos levaram quase três anos para serem desenvolvidos. “São produtos que estamos desenvolvendo há muito tempo. Buscamos realmente os melhores fornecedores, com insumos naturais, para criar um sabor leve e refrescante”, complementa, ressaltando que, com a Mascate Drinks, a Xeque Mate quer agradar tanto o público que já gosta da marca, quando aqueles que não são tão fãs.

Expansão litorânea

No entanto, a expansão da companhia vai além de uma nova linha de produtos. A Xeque Mate, que atualmente conta com três bares Mascate em Belo Horizonte, inaugurará uma unidade no litoral para o verão. Sem revelar em qual cidade litorânea esse bar ficará localizado, Rochael afirma que em breve a marca abrirá detalhes sobre essa nova empreitada.

Além dos bares, que funcionam como uma espécie de laboratório para a marca, a companhia tem outros modelos de negócio: a Xeque Mate Estúdios, um ecossistema criativo de música e audiovisual, focado tanto em artistas consagrados quanto em novos talentos; e a Lab Xeque Mate, um laboratório de moda que reforça seu compromisso com o estilo e com a cultura. Essa divisão de moda, inclusive, já lançou coleções com marcas, como Baw, Katsukazan e mais recentemente com a Coroa Clothing.

Atualmente, a Xeque Mate tem distribuição em todos os estados brasileiros. No entanto, sua atuação mais forte é em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Sul da Bahia, sendo que São Paulo é o seu principal mercado. “Existem lugares que chegamos com o produto, mas existem lugares estratégicos que chegamos com a marca, já fazendo parcerias com eventos, bares, artistas da região, fazendo alguma collab”, comenta o sócio-fundador.