Novas categorias e collabs: as estratégias da Paçoca Amor aos 65 anos
Marca mais tradicional da Arcor investe em parcerias e amplia atuação para categorias de biscoitos, panettones e torrones
Novas categorias e collabs: as estratégias da Paçoca Amor aos 65 anos
BuscarNovas categorias e collabs: as estratégias da Paçoca Amor aos 65 anos
BuscarMarca mais tradicional da Arcor investe em parcerias e amplia atuação para categorias de biscoitos, panettones e torrones
Bárbara Sacchitiello
23 de agosto de 2024 - 16h56
A Paçoca Amor é um patrimônio da fabricante de alimentos Arcor. Quem faz a afirmação é a própria empresa, representada pela gerente da categoria de Guloseimas da companhia, Aline Fernandes. Com 65 anos de presença no mercado, contudo, apenas tradição não era suficiente para fazer com que o doce mantivesse o interesse das novas gerações.
Por isso, já há algum tempo, a marca da Arcor vem se dedicando a um trabalho de expansão da categoria, para ir além da paçoca, e investindo em collabs para alcançar o público de outros segmentos.
“Atrelar a nossa imagem a produtos inovadores e grandes marcas é uma estratégia importante, para ampliar o reconhecimento da marca, e reforçar a autoridade e imagem positiva que conquistamos ao longo desse tempo”, explica Aline.
A mais recente collab feita pela marca foi com o Grupo Boticário, com o qual foi produzido um kit de maquiagem com o aroma e cores característicos da Paçoca. Outros exemplos de parcerias com marcas foi um acordo com a American Cookies, em 2023, que levou a paçoca para milkshake e cookies. Além disso, a Paçoca Amor também chegou à Tok&Stock, em uma linha de decoração e aos pés dos consumidores, por meio de uma linha de calçados com a Ana Capri.
“A marca Amor é uma das mais procuradas da Arcor para novos negócios no formato de collabs”, segundo a porta-voz, revelando que outros projetos estão em andamento e novos produtos podem chegar ao mercado ainda em 2024.
Essas parcerias são desenvolvidas por uma equipe da Arcor e conta, como explica a porta-voz, com um trabalho que envolve uma rigorosa avaliação para o desenvolvimento de protótipos. A linha com o Boticário, segundo a empresa, teve um alcance de mais de 5 milhões de pessoas, considerando apenas os impactos em redes sociais.
Se a originalidade do sabor e a qualidade do produto fazem, com que, na visão da Arcor, a Paçoca Amor tenha se tornado um ícone, a companhia tem investido para levar a esse lado a outras categorias.
Atualmente, além da Paçoca, a Amor também dá nome a biscoitos, panettones e torrones. Essa entrada em novos segmentos foi uma estratégia bem-sucedida, na visão da marca. Segundo Aline, essa expansão visa continuar aproveitando o reconhecimento e a força da marca em diferentes segmentos de mercado.
Seja para essas novas categorias ou para a tradicional paçoca, a Amor ancora suas estratégias de marketing na exploração do próprio nome. A mais recente campanha criada pela empresa apresenta o mote “Leve Amor por onde for”.
“Nos fazemos presentes nas relações humanas e na gastronomia, conectando com várias formas de amor: em momentos, receitas, festas e até esportes, por meio de aproximação com corridas de rua, que têm recebido cada vez mais o apoio da marca e já geraram um impacto direto em mais de 30 mil participantes”, conta.
Com a expansão do portfólio, a Arcor registrou um crescimento de 65% nas vendas dos produtos da linha com base nos últimos 12 meses. Além disso, a marca diz que ampliou a capilaridade de distribuição para levar seus produtos para mais de 55 mil pontos de venda no Brasil.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros