Por que a Smart Fit está mirando o público adolescente?
Ao abrir as portas para que esse grupo treine gratuitamente, rede vê a possibilidade de fidelizar as gerações que estão em busca de hábitos mais saudáveis

Campanha da rede convida os adolescentes a aproveitarem a academia gratuitamente no período das férias (Crédito: Reprodução)
No início do mês, a Smart Fit anunciou que abrirá suas portas para que adolescentes possam treinar, gratuitamente, durante o período de férias escolares.
Com o nome de “Rolê da Smart”, a iniciativa é voltada ao público de 14 a 18 anos, que poderão frequentar as unidades da rede ao realizarem a matrícula e apresentarem o PAR-Q (formulário sobre saúde). Esse público poderá aproveitar o benefício entre o horário de 10h e 16h.
Não é a primeira vez que a rede de academias abre suas portas ao público adolescente. No mesmo período de 2024, a Smart Fit apresentou Férias na Smart, iniciativa que também convidada para treinos os adolescentes de 14 a 17 anos, em algumas unidades.
Contentes com a experiência do ano anterior, a rede decidiu não somente repetir como ampliar o projeto para as unidades de toda a América Latina.
A escolha por direcionar a ação de marketing aos adolescentes deriva da observação que a rede tem feito do estilo de vida desse público. “Temos notado neste grupo um interesse crescente por hábitos de vida cada vez mais saudáveis. O ‘Rolê na Smart’ foi criado nesse contexto, com objetivo de mostrar que treinar pode ser divertido, social e conectado ao estilo de vida de cada um”, explica Cristina Duclos, chief marketing officer (CMO) do Grupo Smart Fit.
Da gratuidade à fidelização
Ao oferecer acesso gratuito nesse período de férias, a ideia da Smart Fit é criar uma oportunidade para que os jovens conheçam a estrutura da academia e a proposta da marca e consideram se tonar alunos no restante do ano.
Para isso, a proposta foi transformar a academia em um ponto de encontro, com música, estética jovem e atmosfera que fala diretamente às gerações Z e Alpha em um momento em que essas pessoas estão construindo suas rotinas de bem-estar.
Na visão da CMO, essa é uma iniciativa de caráter social e integrativo, com alto potencial de retenção. “O grande objetivo é fazer com que os adolescentes se sintam pertencentes ao espaço e percebam os benefícios físicos, sociais e emocionais da rotina de treinamento na Smart Fit”, pontua Cris.
O grupo avalia que a repercussão da ação de marketing tem sido positiva, tanto internamente, nas próprias academias, como nas redes sociais e em outros canais.
Nas mídias digitais, algumas pessoas questionaram sobre a possibilidade de a iniciativa gerar superlotação nas unidades com a oferta gratuita de acesso. A CMO reforça que a empresa se preocupou em adotar medidas para organizar o fluxo, sendo a principal delas o limite da oferta para a faixa de 10h às 16h, que costuma ter um fluxo mais tranquilo.
Por enquanto, o grupo não tem planos de repetir a oferta com outros públicos-alvo.
