Marketing

Publicidade irrita 74% dos espectadores, diz Hibou

Pesquisa mapeou sentimento do consumidor em streamings, TV, marketplaces entre outros

i 17 de julho de 2025 - 15h26

Consumidores se incomodam com a publicidade que interrompe suas atividades (Crédito: CarlosBarquero-shutterstock)

Consumidores se incomodam com a publicidade que interrompe suas atividades (Crédito: CarlosBarquero-shutterstock)

Um estudo da Hibou, que ouviu 1.304 entrevistados em todo o Brasil, traçou um panorama do comportamento do consumidor diante da publicidade em canais como streamings, TV, marketplaces e aplicativos.

A análise identificou que a maior parte dos entrevistados (78%) pula os anúncios assim que possível ao assistir vídeos no YouTube ou em plataformas com publicidade.

Apenas 8% deixam passar a propaganda e 2% assistem até o final, enquanto 4% usam bloqueadores de anúncio.

Além disso, quando perguntados sobre o sentimento que essa abordagem causa, 74% dizem que se irritam com propagandas repetidas; 63% não gostam de apelo emocional exagerado, enquanto 58% se incomodam com interrupções de conteúdo e 45% com mensagens sem clareza.

A atenção a esse tipo de conteúdo também é escassa, especialmente quando se trata de anúncios longos. Conteúdos com mais de 30 segundos impactam apenas 5% dos entrevistados, enquanto a maioria assiste raramente (39%), nunca (24%) ou esporadicamente (23%).

Ação e reação

Isso se reflete no comportamento dos usuários durante a interrupção causada por esse tipo de conteúdo. 42% dos entrevistados dizem que pegam o celular para fazer outra coisa durante o intervalo, 34% assistem esperando o programa voltar. Há também os que mudam de canal (15%), saem do ambiente (14%), ou colocam a TV no mudo (6%).

Embora exista um incomodo causado por anúncios no meio da programação, 24% dos consumidores buscam o site ou marketplace da marca para conferir a veracidade de uma propaganda, ou visitam as redes sociais (21%). Outros 10% memorizam a informação, 7% comentam com amigos e 15% dizem que isso não acontece com eles.

O local correto

Mesmo com um apontamento negativo dentro da programação de streaming, ou plataformas, a publicidade é bem-vinda durante as compras em marketplaces. 34% dos consumidores consideram que os anúncios ajudam a descobrir novos produtos. Outros 10% já mudaram de ideia por conta de promoções.

E essa publicidade direcionada é eficaz para 59% dos consumidores, enquanto 61% preferem receber recomendações baseadas em histórico de compras e 40% acreditam que um anúncio criativo é mais eficiente.