IA impulsiona receita no marketing, mostra pesquisa
Estudo da Bain & Company indica crescimento de receita em até seis vezes em relação à concorrência
A inteligência artificial já vem sendo aliada do marketing nas empresas. Pesquisa realizada pela Bain & Company revelou que o uso de ferramentas do tipo são capazes de promover crescimento médio de receita seis vezes maior que os concorrentes.
No que diz respeito aos gastos médios com o marketing, valores se mostram apenas 1,5 vezes maiores.

IA já tem trazido retornos e reduzido custos para marketing das empresas (Crédito: Smallroombigdream/Shutterstock)
As análises foram baseadas em respostas de 1.200 executivos seniores de marketing a nível global.
O estudo identificou quatro novos pilares que têm sido alavancados pelas companhias, a partir da incorporação da IA, e que, de acordo com a Bain & Company, traduzem as exigências atuais de agilidade, personalização e escala.
Na abrangência da IA, o cenário indica que empresas líderes em marketing estão ampliando o uso de IA generativa em funções go-to-market, ou seja, que consideram desde a experiência do cliente é a compra de mídia, otimização de campanhas e testagem criativa.
À medida que a adoção avança, empresas na vanguarda são 10 vezes mais propensas a considerar a IA e o machine learning como capacidade essenciais. Elas também podem ter ser vezes mais chances de contar com 25 ou mais casos de uso de IA em produção.
Já no âmbito da obsessão pelo consumidor, líderes são quatro vezes mais propensos a enriquecer dados primários com dados de terceiros. Isso significa dobro de crescimento em vendas. Além disso, 43% internalizam as capacidades de análise de dados e geração de insights do consumidor, em vez de terceirizar o processo.
A análise mostra que a IA reduz o custo marginal da criação de conteúdo. E a presença da tecnologia no dia a dia também permite a experimentação contínua para as organizações que dispõem de processos e talentos, bem como mecanismos de testes e escalonamento.
As companhias que desempenham melhor neste sentido têm oito vezes mais chances de realizar 100 ou mais experimentos de marketing mensalmente. Para as que lideram, a probabilidade de escalar os aprendizados desses testes para toda a organização dobram.
Resultados apontam que 44% dos líderes rodam campanhas com base em uma visão integrada do consumidor, fazendo ajustes em tempo real de acordo com a demanda. Eles também têm oito vezes mais chances de tecnologias personalizáveis impulsionadas por IA, adaptadas a diferentes casos de uso e objetivos de negócios.
Por fim, no que diz respeito ao destaque no mercado, lideranças têm equilibrado ações de marca com tecnologias de marketing modernas e automatizadas. Isso indica que o uso da IA já pode ser considerada uma capacidade central para transformar a produção e aumentar a eficiência.
Entre os dados estão também a redução de custos: 54% dos líderes mudaram a forma de remuneração das agências nos últimos 2 anos, e 38% reduziram significativamente os valores pagos a essas agências.