Valorização dos conteúdos: a maior tendência de marketing
Edição 2025 do Panorama de Marketing e Vendas, da RD Station, aponta também que 71% das empresas brasileiras não alcançaram seus objetivos de marketing no ano passado

(Crédito: Shutterstock)
Embora as empresas brasileiras tenham avançado de forma considerável em termos de adoção de tecnologias, como a inteligência artificial, a grande maioria ainda está longe de conseguir alcançar as metas traçadas para o marketing.
Essas são as conclusões do Panorama de Marketing e Vendas 2025, estudo realizado pela RD Station, divisão de negócios da Totvs.
A pesquisa avaliou que 71% das empresas brasileiras não alcançaram os objetivos de marketing que haviam sido traçados para o ano de 2024.
Para a elaboração do relatório, a RD Station coletou mais de 3800 respostas de CEOs, gestores e analistas de marketing, além de utilizar dados das ferramentas da própria empresa.
Uma vez que a totalidade das metas não foram alcançadas no ano passado, para este ano as empresas já traçaram e vem trabalhando para cumprir novos objetivos de negócios.
Entre eles, o principal (citado por 34%) é gerar mais demanda de vendas, seguido por ampliar o reconhecimento da marca (27%) e inovar nas estratégias digitais (14%).
O Panorama de Marketing e Vendas aponta, no entanto, que 33% das empresas ainda não definiram as metas de marketing para o ano, que exige a necessidade de melhorar o planejamento estratégico e alinhamento interno.
Inteligência artificial
O estudo apontou o crescimento da adoção da inteligência artificial entre as empresas brasileiras: 58% delas já fazem uso da tecnologia em suas operações.
No marketing, a adesão é ainda maior: 70% dos profissionais da área afirmaram que utilizam IA para criação de conteúdo, personalização de campanhas e planejamento estratégico.
Nas áreas de vendas, a inteligência artificial já vem sendo utilizada para análise de dados e otimização da produtividade.
As empresas que adotam a inteligência artificial em alguma etapa de seu processo de trabalho relatam maior facilidade na criação de conteúdo (72%) e aumento da produtividade (71%).
Outro ponto trazido pela pesquisa diz respeito à falta de integração entre marketing e vendas. Somente 18% dos profissionais consultados consideram que a conexão entre as duas horas é satisfatória. Além disso, 57% das empresas que fizeram parte da avaliação pontuaram que não existe um Acordo de Nível de Serviço (o chamado SLA) entre as equipes de marketing e de vendas.
Tendências para 2025
O Panorama de Marketing e Vendas também relatou algumas tendências que os profissionais consideram que terão mais importância para este ano entre as equipes de marketing e de vendas.
A maioria (52%) apontou como tendência principal a valorização de conteúdos mais pessoas e autênticos. Outra tendência apontada foi a transformação das redes sociais para promover uma conexão maior com o público (citada por 41%).
O relacionamento humanizado via bots e automação (39%) e a comoditização da inteligência artificial (33%) também foram outras tendências citadas.