Marketing

Os planos da Chevrolet para o automobilismo em 2026

Marca da GM, já presente na Nascar e na Stock Car, estará, pela primeira vez, nas transmissões de F1 na Globo

i 11 de dezembro de 2025 - 6h41

Chevrolet estará na transmissão da Fórmula 1 na Globo em 2026 (Crédito: Marcelo Brandão)

Chevrolet estará na transmissão da Fórmula 1 na Globo em 2026 (Crédito: Marcelo Brandão)

Ao lado de Heineken e Santander, a Chevrolet está na lista das marcas já confirmadas como patrocinadoras das transmissões da Fórmula 1 na Globo, em 2026. Esse movimento marca, também, a consolidação da montadora no automobilismo, segmento em que já atua em competições como a Nascar e a Stock Car.

A marca, que pertence à General Motors, quer aproveitar o bom momento da principal competição automotiva para se posicionar no dia a dia dos consumidores, articulando uma comunicação que coloque a companhia na cultura dos brasileiros.

“Temos uma história que está na vida dos consumidores há muito tempo. As pessoas têm um relacionamento com os nossos carros, o que gera uma relação cultural e emocional muito grande”, comenta Gustavo Aguiar, CMO da GM.

Para o executivo, estar no esporte a motor é honrar o princípio da marca de estar nas conversas relevantes para o público, além da própria história. A marca tem uma identificação com a modalidade esportiva, já que Louis Chevrolet, fundador da Chevrolet Motor Car Company, apaixonado por engenharia de alta performance, ajudou a construir um legado que se relaciona com esse tipo de competição.

Chegada às pistas

O patrocínio às transmissões da Fórmula 1 na Globo será um dos principais investimentos da marca em esportes, ao lado de Copa do Mundo, com a CazéTV. O projeto conta com exposição ao longo de 39 semanas e estará no ar na TV Globo e no Sportv, simulcast no Globoplay, janelas editoriais ampliadas no ge.globo e presença em conteúdos e ativações nas redes sociais da Globo.

Aguiar explica que a estratégia tem como foco principal a TV aberta, mas que a companhia planejará uma entrega multiplataforma. “A nossa comunicação deve estar alinhada com emoção, tecnologia e inovação e, por meio dessa parceria com a Globo, estaremos mais presentes na mídia em 2025”, diz.

O patrocínio contempla as transmissões de 15 Grandes Prêmios ao vivo na TV Globo, 100% das corridas ao vivo no Sportv, treinos livres, classificatórios, corridas sprint, reprises, quadros especiais, novas séries editoriais e um programa semanal inteiramente dedicado à Fórmula 1.

Diante disso, o CMO explica que, para 2026, a marca está estruturando a performance de comunicação com foco em suficiência, eficiência e creative effectiveness. “Também estamos fortalecendo nossos pilares de criatividade e conexão com movimentos culturais, um território que a Fórmula 1 nos permitirá explorar com muito mais potência. Definimos golden rules que orientarão nossas decisões e sustentarão uma comunicação sólida, consistente e estratégica ao longo de todo o ano”, completa.

Fórmula 1 no Brasil

A Chevrolet aproveitará o novo momento da Fórmula 1 no País, que, com estreia de Gabriel Bortoleto na temporada 2025, ganhou novamente um piloto brasileiro em seu grid de largada, fazendo com que o interesse sobre o esporte crescesse. Este ano, por exemplo, o Grande Prêmio de São Paulo recebeu um total de 303.627 pessoas, um aumento de 4,1% em relação a 2024, segundo a Prefeitura da cidade.

Além disso, um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), com base em dados da Secretaria Municipal de Turismo e do Observatório do Turismo da SPTuris, avaliou que o impacto econômico total do evento chegou a R$ 2,3 bilhões, crescimento real de 9,7% em relação ao ano anterior.

Fórmula 1 de volta à Globo

A Globo oficializou em julho deste ano a compra dos direitos de transmissão e voltará a exibir a Fórmula 1 a partir de 2026. O acordo foi firmado com a Liberty Media e válido até 2028, encerrando a parceria com a Band, que iniciou em 2021 e estava em vigor até este ano.

Desde o ano passado, a Globo vinha tentando retomar a transmissão da Fórmula 1, competição que esteve em sua grade por 40 anos. A Band, porém, conseguiu renegociar os pagamentos pendentes com a Liberty Media e conseguiu garantir as transmissões até o fim do contrato.

A Fórmula 1 é um produto estratégico para a mídia nacional sobretudo pela boa aceitação comercial. Na temporada de 2025, as transmissões da Band tivderam patrocínio máster de McDonald’s e Santander, enquanto Ambipar, Claro, Heineken e BandBet completaram o time de cotistas nacionais. Motorola e Grand Construtora foram os cotistas regionais.