Mídia

Bortoleto e McLaren dominam as conversas sobre a F1

Piloto brasileiro e a equipe do vencedor do GP de São Paulo, Lando Norris, chamaram a atenção do público que comentou os eventos nas redes sociais

i 10 de novembro de 2025 - 17h00

Bortoleto

Piloto brasileiro teve de deixar a prova no GP de São Paulo após uma batida, mas foi o líder nos comentários nas redes sociais (Crédito: Mark Sutton – Formula 1/Formula 1 via Getty Images)

A estreia de Gabriel Bortoleto “em casa” não aconteceu como o esperado no Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1. Após uma batida logo na primeira volta, o brasileiro teve de deixar a prova nesse domingo, 9, e não pode concluir sua participação em Interlagos.

Apesar desse desempenho, no que diz respeito aos comentários nas redes sociais, Bortoleto foi o campeão do GP de São Paulo. De acordo com monitoramento feito pela Stilingue by Blip, o piloto brasileiro liderou as menções nas redes sociais ao longo do fim de semana da Fórmula 1, que teve início na sexta-feira, 7, e terminou no domingo, 9.

Ao todo, a Stilingue by Blip registrou um total de 20.593 publicações a respeito do evento, que foram postadas por 9.709 usuários. A maior parte dessas publicações aconteceu no domingo, 9, dia do Grande Prêmio.

Desse total de postagens, a maioria (45,4%) foi feita no X, enquanto o Facebook concentrou 21,7% das publicações. As pessoas também comentaram sobre o fim de semana da Fórmula 1 nos portais (13,8% do total), no YouTube (12,2%), no Instagram (5,9%) e também no Bluesky e em blogs (ambos com 1%).

Pilotos mais citados

Segundo a análise da Stilingue by Blip, Gabriel Bortoleto foi o piloto mais citado nas redes sociais durante o GP de São Paulo, com 2.513 menções.

Em segundo lugar ficou o campeão da prova no Brasil e líder do campeonato em 2025, Lando Norris, com 2.015 menções. Em terceiro lugar ficou o tetracampeão de Fórmula 1, Max Verstappen, com 1.833 menções.

O top 5 dos pilotos mais comentados nas redes sociais foi formado por Oscar Piastri, companheiro de Norris na McLaren, com 1.214 menções, seguido pelo inglês Lewis Hamilton, que possui grande identificação com o Brasil e muitos fãs locais (com 1.098 menções).

A força da McLaren

A Stilingue by Blip também mapeou as equipes da Fórmula 1 que mais renderam comentários nas redes sociais.

Equipe de Norris e de Piastri, e favorita ao título deste ano, a McLaren liderou os comentários nas redes sociais, com elogios ao seu desempenho. A equipe teve 1.382 menções.

Em segundo lugar ficou a tradicional Ferrari, de Lewis Hamilton e Charles Leclerc, com 1.187 menções. E, em terceiro lugar, ficou a Sauber, equipe do brasileiro Bortoleto, com 991 menções.

Marcas na Fórmula 1

O monitoramento também apontou algumas marcas que foram mencionadas pelos usuários nas redes sociais no contexto da Fórmula 1.

Nesse aspecto, a Stilingue by Blip não revelou as menções de cada uma delas, mas listou que, ao longo do fim de semana do GP de São Paulo, foram citadas nas redes sociais as marcas Kit Kat, McDonald’s, Honda Automóveis, Motorola, Raízen, Claro Brasil, Ri-Happy Brinquedos, Porto, Xerox do Brasil e Mercedes-Benz Brasil.