Casas Bahia quer formar 10 mil microinfluenciadores
Com o programa Acelera CB, marketing de influência deve abocanhar 40% da verba de marketing da empresa

(Crédito: Reprodução)
O Grupo Casas Bahia apresenta nesta quinta-feira, 13, o Acelera CB, programa de desenvolvimento e qualificação para micro e nano influenciadores de todo o Brasil. De novembro de 2025 a maio de 2026, a meta da iniciativa é formar dez mil criadores de conteúdo, gerar mais de dois mil conteúdos por mês e alcançar 46 milhões de visualizações.
Sob o conceito “Você cria. A CB Acelera”, o programa irá contar com trilhas de conteúdo sobre roteiro, produção audiovisual, varejo e construção de comunidade, com atividades transmitidas por lives e workshops. As aulas serão conduzidas por Bia Reis, Martinn, Midtrack e o setor de marketing da Casas Bahia.
O Acelera CB também irá propor desafios aos influenciadores, disponibilizando promoções e iniciativas da própria marca para gerar recompensas ao influenciador.
Amanda Assis, gerente executiva de marketing do Grupo Casas Bahia, afirma que a iniciativa reforça a estratégia mais ampla com influenciadores da companhia. “Hoje, ela representa mais ou menos em torno de 20%, só que com esse programa a ideia é que escalemos”, adianta.
Segundo a executiva, o objetivo é que com o programa, a influência passe a ocupar 40% da estratégia de marketing do grupo. “Hoje, essa porcentagem é o que fazemos com contratação direta de alguns influenciadores, mas a ideia é que cada vez mais consigamos ter esse share aumentando, mas basicamente vou ganhando mais visualizações e vou tendo mais alcance com um custo menor”, ressalta.
Como vai funcionar?
Na prática, os influenciadores cadastrados na plataforma receberão semanalmente uma missão alinhada à campanha vigente da Casas Bahia. Cada uma dessas missões permitirá a criação de até cinco vídeos, remunerados conforme o número de visualizações.
Amanda revela que a primeira missão terá relação com a Black Friday, data importante para a varejista. “Além, obviamente, da remuneração, onde vamos dar missões para os creators semanalmente. Essa primeira semana será muito foco dentro da nossa estrutura da Black Friday”, complementa.
A remuneração recebida é baseada em um CPM (Custo por mil impressões) base pré-definido, igual para todos os participantes no início do programa, que aumentar conforme o creator avança, até atingir um teto. Para participar, o influenciador precisa cadastrar seu CPF no site do programa e ser selecionado.
O Acelera CB conta ainda com uma inteligência artificial proprietária, que permitirá que os influenciadores entendam o impacto de suas publicações em tempo real e ajustem suas estratégias para melhorar seu desempenho.
Além disso, o programa conta com elementos de gamificação, como o ranking mensal, no qual os dez creators com melhor taxa de engajamento e maior número de visualizações recebem um voucher de R$ 200 para compras no e-commerce da Casas Bahia.
Outro componente do programa é o reconhecimento trimestral, no qual os três mais bem colocados no período passam a integrar o squad oficial da marca na campanha do mês seguinte. Nos três primeiros meses da iniciativa, os 90 creators com melhor desempenho também serão convidados para uma masterclass de inovação digital com os professores do programa.