Marketing

Casas Bahia ancorará sua Black Friday 2025 em lojas físicas

Campanha deste ano terá estratégia híbrida com base em dados para entender quais são os desejos dos consumidores para aplicar descontos

i 24 de outubro de 2025 - 16h01

Bia do Brás e Marcio Canuto protagonizam campanha de Black Friday da Casas Bahia (Crédito: Divulgação)

Bia do Brás e Marcio Canuto protagonizam campanha de Black Friday da Casas Bahia (Crédito: Reprodução)

A Casas Bahia estreia nesta sexta-feira, 24, sua campanha de Black Friday. O conceito Super Black ao Vivo, apresentado nesta manhã em uma coletiva para a imprensa, em São Paulo, é o que norteará a comunicação da varejista para a data, e é uma continuação de um conceito que já foi aplicado em 2024.

Para isso, a marca terá uma estratégia que será baseada em dados de pesquisas e social listening em tempo real para entender quais são os principais desejos de compras dos clientes, trabalhando de forma integrada os principais canais, conectando social commerce, marketing, e-commerce, mas como um foco especial em levar o cliente às lojas físicas.

“Ao invés de pulverizar as ofertas, identificamos em que somos fortes e o que o consumidor busca. Temos dados para observar em tempo real o que o cliente quer”, afirmou Amanda Assis, gerente executiva de marketing do Grupo Casas Bahia.

A executiva explicou, ainda, que a companhia tem dois principais objetivos durante a Black Friday. O primeiro deles, claro, é vender e o segundo é criar algo proprietário. “Temos que nos destacar de uma forma diferente. Com a Black ao Vivo conseguimos criar isso, sempre falando de ofertas de uma forma que a nossa mensagem fique clara para o consumidor”, disse.

Influência e o poder do “ao vivo”

Como uma evolução da Black ao Vivo do ano passado, para 2025, a Casas Bahia visa superar o número de inserções e de engajamento de 2024. Na ocasião, as lives promovidas pela varejista chegaram a mais de 6,5 milhões de pessoas, nos seus mais de 500 conteúdos disponibilizados.

Para isso, a empresa terá uma central de dados, que será localizada no QG da empresa, localizado na Marginal Tietê, em São Paulo. De lá, Bia do Brás, uma das embaixadoras da campanha, entrará ao vivo em diversas plataformas para divulgar as ofertas.

Já no ambiente físico, Marcio Canuto, também embaixador da comunicação, irá rodar o Brasil, visitando as lojas físicas da marca, para negociar com os consumidores ofertas e produtos, que também serão disponibilizados durante a ação “Corre que acaba”.

Toda segunda-feira, Marcia Sensitiva, que também foi escalada para a Black Friday 2025 da marca, publicará em suas redes sociais as “Previsões da Semana”, dando acesso a descontos e ofertas.

Por fim, o digital será importante para amplificar os pontos de contato, seja por meio das redes sociais, com um squad de influenciadores que contam com nomes como Bomtalvão, Fabão e outros perfis, ou por meio do WhatsApp, no qual os consumidores poderão negociar as condições de pagamento.

Fora das lojas, campanhas em out-of-home (OOH) farão uma comunicação direta com o público nos pontos de contato nas ruas, enquanto alguns lockers trazendo cupons de descontos ficarão expostos em pontos estratégicos para gerar a curiosidade do público.

Gustavo Pimenta, diretor executivo comercial, marketing e digital da Casas Bahia, explica que a empresa quer trabalhar a campanha num aspecto híbrido: “Sabemos que o ao vivo reflete muito a um ambiente digital, mas queremos colocar as lojas físicas com um papel central nas nossas estratégias.”

Para isso, são esperadas mais de 510 inserções nas quatro grandes emissoras do Brasil (Band, Globo, Record e SBT), mais de 3 mil inserções em rádios, com blitz em lojas, e mais de mil horas de carro de som.

Confira o filme da campanha que estreia hoje, na pré-Black da Casas Bahia:

Acelera CB

Durante o evento desta sexta, a Casas Bahia anunciou também a criação do Acelera CB, programa de influência que visa integrar micro influenciadores à plataforma de comunicação da marca.

Com isso, a intenção da varejista é capacitar esses profissionais e, futuramente, criar uma universidade para formar influenciadores. Os participantes do programa também estarão presentes nas ações de Black Friday da companhia.

“Dentro do Acelera CB, serão oferecidas aulas de edição, de roteiro e vários outros pontos que os criadores necessitam para aprender e, de fato, aumentar a relevância e eficiência de views”, explicou Amanda.

Balanço da empresa

O ano de 2025 foi marcado por apostas focadas em melhorar a operação dos produtos core da marca (eletrodomésticos, eletrônicos e móveis) e crescimento de receita. Assim como 2024, o período marcou a segunda fase do Plano de Transformação adotado pela varejista em 2023.

A primeira fase, chamada Back to Base, se concentrou no aumento da eficiência operacional e estabilização do caixa e agora a empresa já trabalha com a revisão de negociações com fornecedores visando o crescimento financeiro, o que implicou em ajustes que, inicialmente, reduziram a receita, mas aumentaram a qualidade e rentabilidade.

Na ocasião, a companhia chegou a ter uma queda de 16% na receita bruta. Isso no entanto, fez com que a marca conseguisse limpar sua base de produtos, deixando de fora aqueles que não fazem parte do seu core business e, agora, o Grupo Casas Bahia está empenhado em melhorar a margem incremental.

Para isso, segundo Renato Franklin, CEO do Grupo Casas Bahia, a varejista aproveitará a Black Friday para aumentar em 20% as vendas de crediário em relação ao ano passado, totalizando R$ 1,2 bilhão nesse segmento. A produção de crediário do grupo, atualmente, está em cerca de R$ 850 milhões por mês.

Além disso, para o ano que vem, a empresa quer trabalhar com base em três alavancas. A primeira é a Copa do Mundo, período em que as pessoas costumam investir em televisores, entre outros produtos. A segunda será em relação ao período eleitoral. Segundo o executivo, essa é uma ocasião em que costuma haver certa injeção de dinheiro na economia. “A população está empregada, mas endividada, e esse impulso nos ajuda com as vendas”, argumenta. E o terceiro pilar é voltado para as estratégias internas, incluindo os novos canais de venda.

Nesse último ponto, a Casas Bahia já começou a se movimentar por meio da parceria com o Mercado Livre anunciada nesta quinta-feira, 23. O acordo, em longo prazo, será destinado à venda de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis e já começa a valer em novembro deste ano. Com isso, além de ampliar o acesso, a conveniência e a eficiência do varejo digital, a Casas Bahia quer fortalecer sua relevância no segmento, e ganhar market share.

Embora a campanha de Black seja focada nas lojas físicas, o CEO explica que entende a importância de se aproximar de plataformas de e-commerce, tendo em vista que a vontade do consumidor é soberana e para a marca é importante estar em todos os pontos de contato.

“Agora podemos explorar mais um canal de vendas que é relevante e está crescendo no Brasil. Temos todos para pegar uma parte boa nessa pizza, para ampliar a nossa renda”, disse Franklin.