H&M Design Award passa a incluir Brasil
Prêmio da varejista sueca avaliará talentos mais promissores do design de moda no mundo em 25 países, agora incluindo candidatos de instituições de ensino brasileiras

H&M retoma e amplia o H&M Design Award (Crédito: Divulgação)
Para fomentar a indústria e ficar de olho “na próxima geração de talentos” da moda, a H&M está retomando o H&M Design Award.
A premiação promovida pela varejista sueca, que ano passado abriu suas primeiras lojas no País, contará com 64 instituições de 25 países. E, neste ano, passou a incluir sete novas nações: Brasil, Austrália, Índia, México, Polônia, África do Sul e Espanha.
Do Brasil, estarão representadas instituições como a Faculdade Santa Marcelina e o Instituto Europeu de Design (IED), podendo participar estudantes de graduação e pós-graduação.
Prêmio financeiro e educativo
O vencedor ou vencedora do H&M Design Award receberá uma bolsa de € 150 mil, além de um programa de mentoria personalizada ao longo de um ano, passando por assuntos como sustentabilidade e circularidade, produção, marketing e relações públicas.
Além disso, a coleção do talento selecionado por um júri de profissionais renomados da indústria da moda será produzida e comercializada em lojas selecionadas da H&M no mundo todo e no e-commerce.
Outros oito finalistas também receberão uma bolsa de € 10 mil cada, e um dos “talentos emergentes” também será selecionado para receber uma bolsa de estudos, em parceria com a Central Saint Martins.
Conhecimento também será compartilhado gratuitamente no portal da premiação por meio de uma série de tutoriais digitais sobre moda, orientando os estudantes sobre desde o processo de como montar um portfólio para se candidatar a uma escola de design, por exemplo.
Os interessados poderão se inscrever no H&M Design Award a partir desta quinta-feira, 29, no designaward.hm.com. O júri selecionará 20 semifinalistas que serão anunciados em outubro. Em edições passadas da premiação já foram jurados Imran Ahmed, Olivier Rousteing, Erdem Moralioglu, Nick Knight, Lily Allen e Camille Charrière.