Provocação? HBO Max explica ideia da vinheta de fim de ano
Plataforma de streaming criou vinheta para as redes sociais em que defende que seu fim de ano não tem “mesmice” e nem “clichês”

(Crédito: Reprodução)
Desde o início da semana, usuários das redes sociais têm comentado – e debatido – sobre a vinheta de fim de ano da HBO Max, em que a empresa exalta suas produções e reforça que, em sua grade, não tem lugar para clichês.
Estrelado por Giovanna Antonelli, uma das protagonistas da novela Beleza Fatal, o vídeo mostra pessoas cantando uma música de fim de ano, cuja letra inicia com a frase “Hoje, é outra história”, inicia.
O fato de a música começar com a palavra “Hoje” – e por ser uma vinheta de fim de ano – fez com que as pessoas, nas redes sociais, comparassem a campanha com a tradicional mensagem de fim de ano da Globo, que há anos propaga aos espectadores os versos “Hoje é um novo dia/ De um novo tempo/ Que começou”.
E, ainda, como a ação da HBO Max destaca que as produções da plataforma não têm “mesmice” e que, em alguns casos, o “herói morre no final”, a ideia foi interpretada como uma provocação não apenas a Globo mas aos concorrentes do audiovisual, de forma geral. Veja:
Clara Volpi, diretora sênior de marketing da Warner Bros. Discovery, garante o objetivo não foi provocar a concorrência. “Usamos códigos amplamente reconhecidos de fim de ano justamente porque eles fazem parte do imaginário coletivo”, conta a porta-voz.
Segundo ela, a campanha brinca com aquilo que todo mundo reconhece e espera que a HBO Max escolhe subverter. “É uma afirmação de identidade, de que na HBO Max, o fim de ano é outra história. Aqui, o roteiro foge do previsível, os personagens não seguem manual e as coisas podem, literalmente, pegar fogo”, diz.
Mensagem natalina
Criada pela Isla, a vinheta de Natal surgiu da necessidade da HBO Max de se comunicar com o público em um dos períodos do ano de maior consumo da plataforma, por conta das férias e do maior tempo que as pessoas passam em casa.
Clara conta que a ideia era aproveitar a sazonalidade para apresentar os principais títulos do streaming de forma leve, bem-humorada, e, ao mesmo tempo, reforçar o posicionamento da marca, a partir de referências culturais brasileiras.
Além da menção à Beleza Fatal, a vinheta também destaca outros produtos de sucesso da plataforma, como o filme Coringa e as séries IT: Bem-Vindos a Derry e A Casa do Dragão.
A menção aos clichês ao longo do vídeo teve a intenção de mostrar, na visão da plataforma, que a HBO sempre procura fugir do óbvio. “Se tem algo que caracteriza nossos conteúdos é a quebra de expectativa, a reviravolta e até um certo desconforto criativo que prende a atenção do espectador”, diz a diretora.
A vinheta é a primeira etapa de outras ações que irão compor a mensagem de fim de ano da HBO Max. A empresa também lançou, depois, um spot nas redes sociais com os destaques do conteúdo para 2026 e prevê, ainda, ações com criadores de conteúdo relacionadas ao tema das festas de Natal e Ano Novo.