Comunicação

Provocação? HBO Max explica ideia da vinheta de fim de ano

Plataforma de streaming criou vinheta para as redes sociais em que defende que seu fim de ano não tem “mesmice” e nem “clichês”

i 12 de dezembro de 2025 - 16h53

HBO Max

(Crédito: Reprodução)

Desde o início da semana, usuários das redes sociais têm comentado – e debatido – sobre a vinheta de fim de ano da HBO Max, em que a empresa exalta suas produções e reforça que, em sua grade, não tem lugar para clichês.

Estrelado por Giovanna Antonelli, uma das protagonistas da novela Beleza Fatal, o vídeo mostra pessoas cantando uma música de fim de ano, cuja letra inicia com a frase “Hoje, é outra história”, inicia.

O fato de a música começar com a palavra “Hoje” – e por ser uma vinheta de fim de ano – fez com que as pessoas, nas redes sociais, comparassem a campanha com a tradicional mensagem de fim de ano da Globo, que há anos propaga aos espectadores os versos “Hoje é um novo dia/ De um novo tempo/ Que começou”.

E, ainda, como a ação da HBO Max destaca que as produções da plataforma não têm “mesmice” e que, em alguns casos, o “herói morre no final”, a ideia foi interpretada como uma provocação não apenas a Globo mas aos concorrentes do audiovisual, de forma geral. Veja:

Clara Volpi, diretora sênior de marketing da Warner Bros. Discovery, garante o objetivo não foi provocar a concorrência. “Usamos códigos amplamente reconhecidos de fim de ano justamente porque eles fazem parte do imaginário coletivo”, conta a porta-voz.

Segundo ela, a campanha brinca com aquilo que todo mundo reconhece e espera que a HBO Max escolhe subverter. “É uma afirmação de identidade, de que na HBO Max, o fim de ano é outra história. Aqui, o roteiro foge do previsível, os personagens não seguem manual e as coisas podem, literalmente, pegar fogo”, diz.

Mensagem natalina

Criada pela Isla, a vinheta de Natal surgiu da necessidade da HBO Max de se comunicar com o público em um dos períodos do ano de maior consumo da plataforma, por conta das férias e do maior tempo que as pessoas passam em casa.

Clara conta que a ideia era aproveitar a sazonalidade para apresentar os principais títulos do streaming de forma leve, bem-humorada, e, ao mesmo tempo, reforçar o posicionamento da marca, a partir de referências culturais brasileiras.

Além da menção à Beleza Fatal, a vinheta também destaca outros produtos de sucesso da plataforma, como o filme Coringa e as séries IT: Bem-Vindos a Derry e A Casa do Dragão.

A menção aos clichês ao longo do vídeo teve a intenção de mostrar, na visão da plataforma, que a HBO sempre procura fugir do óbvio. “Se tem algo que caracteriza nossos conteúdos é a quebra de expectativa, a reviravolta e até um certo desconforto criativo que prende a atenção do espectador”, diz a diretora.

A vinheta é a primeira etapa de outras ações que irão compor a mensagem de fim de ano da HBO Max. A empresa também lançou, depois, um spot nas redes sociais com os destaques do conteúdo para 2026 e prevê, ainda, ações com criadores de conteúdo relacionadas ao tema das festas de Natal e Ano Novo.