Rock in Rio 2024 tem recorde de projetos em parceria com marcas
Em sua edição de 40 anos, o festival estreia sete projetos cocriados com as marcas Coca-Cola, C&A, KitKat, Neoenergia, TIM e Trident
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Amanda Schnaider
2 de setembro de 2024 - 8h00
A relação do Rock in Rio com as marcas sempre existiu, porém, a cada ano, se torna mais forte. Para tangibilizar esse fortalecimento, nesta edição, em que celebra seus 40 anos, o festival lança sete projetos de comunicação cocriados com as marcas parceiras Coca-Cola, C&A, KitKat, Neoenergia, TIM, Trident.
“O volume de projetos que cocriamos com marcas atingiu um número exponencial, é muito maior do que foi em qualquer outra edição”, afirma a diretor de marketing do festival, Ana Deccache. “Cada vez mais estamos fazendo juntos com marcas projetos que são bons para o festival, são bons para a marca e que entregam mais experiência para o nosso público”, complementa.
As iniciativas englobam diversos conteúdos, como séries documentais com roteiro e direção criativa do A-LAB, laboratório de conteúdo do Grupo Dreamers, com artistas que se apresentarão nos palcos do festival, experiências imersivas, projetos socioambientais e desafios com o público.
Em parceria Coca-Cola, o projeto POV Luísa Sonza: O Mundo é Meu Lugar é uma série documental de cinco episódios com a cantora Luísa Sonza, lançado no domingo, 25 de agosto, no TikTok. Assim como foi no The Town, com o Jão, a produção mostra os bastidores da preparação da cantora para a sua estreia no Palco Mundo. Cada episódio acompanha Luísa em seus ensaios, revelando seus anseios e desafios, culminando no último episódio que revelará a emoção do dia do show.
Junto a Neoenergia, o Rock in Rio lança outra série documental, mas dessa vez, apresentada pela influenciadora Mari Moon, revelando os bastidores de construção da própria Cidade do Rock, com foco na sustentabilidade. Com quatro episódios de cerca de cinco minutos cada, a série Na Rota da Energia, que estreou na quinta-feira, 29, destaca as iniciativas do festival rumo a descarbonização, mostrando desde os processos de engenharia até a implementação de tecnologias verdes.
A C&A se uniu ao Rock in Rio para criar o reality show Fashion Hits Challenge. Em três episódios, a atração, apresentada pela influenciadora Martchela, explorará a relação entre moda e música ao longo dos últimos 40 anos. Com isso, em cada episódio, um fã é desafiado a recriar looks com peças da coleção atual da marca, inspirados nos estilos que marcaram o festival desde seu nascimento, em 1985. O vencedor do reality será premiado com uma experiência VIP do Rock in Rio.
Em maio deste ano, o Rock in Rio já havia anunciado o projeto “Rock in History”, em parceria com a TIM, ao lado de Eletromidia e Context, que espalhou experiências imersivas pela cidade do Rio de Janeiro, na qual os fãs poderiam coletar badges, sendo que os primeiros ganharam pares de ingressos de gramado do festival.
Agora, após a TIM anunciar que Ivete Sangalo integra seu time de embaixadores, o Rock in Rio revela que a cantora se junto ao festival, ao lado da TIM e do TikTok, para uma experiência VIP. Ivete estrelou, na última quinta-feira, 29, em seu perfil do TikTok, o projeto “No palco com Ivete”, no qual os fãs reproduzem a coreografia de Abalou e terão a chance de aparecer no telão durante sua apresentação no festival. O conteúdo também acompanha a creator Clara Garcia conhecendo Ivete e assistindo ao show de um lugar privilegiado. Além disso, no dia de sua apresentação no festival, 20 de setembro, um vídeo final com os melhores momentos da experiência será publicado.
Em parceria com a KitKat, o festival lançará, em 13 de setembro, primeiro dia do Rock in Rio 2024, a série Break Time, com o objetivo de celebrar o público do festival como os verdadeiros protagonistas do evento. Em sete episódios diários de três minutos cada, no TikTok, Yuma Ono entrevistará pessoas de todos os estilos e personalidades, revelando como cada uma aproveita seus “breaks” durante o festival.
Junto a Trident, Rock in Rio lançará, a partir de 15 de setembro, também no TikTok e nos perfis oficiais do festival, a série Encontro de Gerações que, assim como o nome revela, celebrará como a paixão pela música une diferentes gerações de fãs. Em quatro episódios de até três minutos cada, Klébio Damas, host de Trident, promoverá bate-papos entre pais, filhos e até avós, com dinâmicas, como quizzes e desafios musicais, que testam o conhecimento sobre o Rock in Rio. A Trident estará ainda no VLT e metrô, com trens envelopados no Rio de Janeiro, marcando presença no deslocamento até o festival.
Em parceria com a Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen, o Rock in Rio fortalece o projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida), idealizada pela ONG Gerando Falcões, de Edu Lyra, para transformar a realidade das comunidades brasileiras.
Após o projeto realizado pelo The Town, na Favela do Haiti, ter sido bem-sucedido, neste ano, será realizado no Rio de Janeiro, mais especificamente nas regiões do Buraco, Sessenta e Ladeira do Faria, situadas no centenário Morro da Providência, a favela mais antiga do Brasil, no bairro da Gamboa.
O Favela 3D, em conjunto com o Instituto Entre o Céu, Favela da Rede Gerando Falcões, Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen e Rock in Rio, está operando nessas regiões com o propósito de fortalecer o desenvolvimento social e gerar renda para as 250 famílias locais.
A Praça do Buraco e a Praça Sessenta já estão em obras de revitalização e transformação em pontos de entretenimento e lazer para o encontro de moradores, com brinquedos para as crianças, paisagismo, instalações artísticas, bancos, iluminação em led, remanejo e organização do lixo com descarte consciente e coleta seletiva de lixo, pintura de fachadas, melhora dos pisos e calçadas. Com previsão de serem concluídas até o início do Rock in Rio, em setembro, as obras fazem parte do primeiro conjunto de iniciativas que começaram a ser implementadas na comunidade.
Outra ação que já está em andamento é Programa Decolagem, que também faz parte da metodologia do Favela 3D e irá atender 250 famílias das regiões, com a construção de trilhas individualizadas de superação da pobreza para cada família, fomentando a autonomia das pessoas no processo de transformação.
Outras iniciativas, além dos programas Rede Favela, Cultura de Paz e Jovem Falcão, que contam com a participação ativa dos moradores nos comitês, rodas de conversa e presença dos jovens em atividades que estimulam o socioemocional, já estão em fase de implementação. O projeto Favela 3D no Morro da Providência terá duração de dois anos.
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