Senna Brands investe em reposicionamento e expansão internacional
Com quase dez frentes de serviços, marca resgata a mensagem do tricampeão de Fórmula 1 em campanha inédita com uso de inteligência artificial
Senna Brands investe em reposicionamento e expansão internacional
BuscarSenna Brands investe em reposicionamento e expansão internacional
BuscarCom quase dez frentes de serviços, marca resgata a mensagem do tricampeão de Fórmula 1 em campanha inédita com uso de inteligência artificial
Renan Honorato
15 de maio de 2023 - 6h00
A Senna Brands, marca criada nos anos 1990 pelo próprio Ayrton Senna, reformula a identidade visual para expandir negócios internacionalmente e engajar novas gerações. Além disso, com os objetivos de fortalecer a comunicação da empresa, Senna une marcas voltadas ao fã e colecionador com outros setores. Para desenvolver o rebranding, a Asia foi responsável por resgatar a mensagem inspirada pelo piloto: Busque Sua Verdade.
Desse modo, a atual identidade visual une as marcas Senna, voltada para fãs, e Ayrton Senna, o selo de lifestyle e vestimentas. Para a CEO da Senna Brands, Bianca Senna, esse reposicionamento busca aproximar ainda mais a relação entre a marca e a os millenials, porém, sem relegar as bases de fãs do piloto e dos interessados em automobilismo.
Todavia, a empresa expande os negócios da Senna Brands ao trazer no guarda-chuva empresarial quase dez áreas de especialização e negócios, dentre as quais destacam-se Senna Real Estate, Senna Entertainment e Senna Games/NFT.
Segundo Bianca, a empresa quer expandir a influência da marca nos mercados europeus e norte-americanos nos próximos três anos. A campanha, assinada pela Asia, que lança o reposicionamento começa a ser divulgada nesta semana e traz a voz do piloto gerada por inteligência artificial.
Por meio das parcerias com marcas, a Senna Brands já realizou uma série de collabs em jogos e acessórios. Até mesmo, chegou a participar dos projetos da Embraer em criar os “carros voadores”. “As pessoas ficam emocionadas em fazer parte daquilo que a gente propõe, temos essa abertura muito grande”, comenta Bianca.
Com o ator Gabriel Leone no papel de Ayrton Senna, a série sobre o piloto – que estreia em 2024 na Netflix – é uma das frentes que a Senna Entertainment busca explorar para popularizar a trajetória do campeão.
Além disso, em 2021, a Codemasters e a EA Sports apresentaram a versão deluxe do jogo F1 2021 com versão jogável do tricampeão brasileiro de F1. Na mesma linha, a franquia Gran Turismo já buscou a Senna Entertainment para expansões. “Vamos lançar o podcast agora com os Acelerados e estamos buscando o Galvão Bueno para entendermos o que podemos fazer juntos. Temos muitas oportunidades”, explica.
Por fim, dentre as frentes de negócio explorados pela marca, a Senna Real Estate três anos têm estudado como levar as experiências de marca para produtos imobiliários. “Queremos expandir essa área mundialmente, sobretudo, nos Estados Unidos”, ressalta. A previsão é que, até o final de 2023, seja anunciado o primeiro investimento imobiliário da marca.
Para a CEO, é inegável que o documentário Formula 1: Drive to Survive (Netflix) tenha causado grande impacto no interesse do público na personalidade do piloto brasileiro. “Queremos ter sucursais internacionais para que possamos aproveitar essa onda que vai acontecer com o lançamento, em 2024, da série sobre o Ayrton Senna. Por coincidência, na prática, a Fórmula 1 voltou a ter um interesse muito grande nesses últimos anos”, comenta.
De acordo com dados da empresa, o Instagram aumentou em +10,7% a base de seguidores desde o começo de 2023. Já no TikTok, plataforma na qual a Senna Brands começou a se aventurar em meados de março, o perfil reúne cerca de 51 mil seguidores.
Em paralelo ao crescimento, o lançamento da quinta temporada da série sobre Fórmula 1 ocorreu em fevereiro. “No ponto de vista de branding, esse movimento começou a dar resultados interessantes, principalmente nos EUA, onde era um mercado muito difícil de entrarmos”, esclarece. Anteriormente, a Fórmula 1 não era tão popular no hemisfério norte.
Até meados de 2020, a Senna Brands ocupava espaço no organograma do Instituto Senna, organização focada no desenvolvimento social de crianças a jovens em fase escolar. Dentre os projetos do instituto, estão o apoio ao Jeduca – associação de jornalistas para produção de conteúdo profissional na área de educação. Além disso, em meio à pandemia de Covid-19, a instituição lançou o aplicativo Motivação +, voltado ao apoio psicossocial a partir da gamificação. Atualmente, a Senna Brands deixa o Instituto e passa a operar funcionalmente de modo independente.
Compartilhe
Veja também
Os desafios das marcas da Zamp em 2025
Vice-presidente de marketing, Igor Puga analisa os principais pontos que a empresa trabalhará para Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway no próximo ano
Edu Lyra: “Nossa luta é para que as empresas enxerguem as favelas com toda a sua potência”
Fundador da Gerando Falcões comenta o lançamento do livro “De Marte à Favela”, com Aline Midlej, e discorre sobre atual olhar das empresas sobre as favelas e as articulações junto ao terceiro setor