Tramontina celebra 115 anos com nova identidade visual
Com novo logo e cores, design está alinhado aos princípios de modernidade e solidez da marca

A identidade traduz a história centenária da empresa e simboliza solidez (Créditos: Divulgação)
A Tramontina, marca de utensílios e equipamentos para cozinha, completa 115 anos em maio de 2026 e, já em comemoração, apresenta sua nova identidade visual. O objetivo da mudança é alinhar o visual da marca à sua visão de futuro e busca constante por modernidade.
Segundo a diretora de marketing corporativo da Tramontina, Rosane Fantinelli, a atualização “antecipa um movimento maior da empresa, com estratégias que devem ser apresentadas nos próximos meses”.
A nova identidade apresenta um ícone “T” inspirado nas chapas de aço, simbolizando a capacidade da marca de se moldar e se reinventar no mercado. O design também incorpora uma tipografia mais robusta, reforçando sua presença e solidez.
As cores seguem na paleta de azuis, agora com tonalidades mais vibrantes que transmitem inovação, dinamismo e otimismo.
A atualização foi planejada e executada em parceria com três agências: Solv, na visão mercadológica e estratégica; Alexandria, na estratégia de branding e Pharus, na criação do design visual.
Conteúdos voltados para as redes sociais da Tramontina devem ser publicados nos próximos meses, comunicando a atualização no visual da marca. Também são esperados conteúdos com influenciadores, ações de seeding para imprensa e ativações promocionais.
A mudança envolve, ainda, uma série de ações planejadas para os próximos anos. A implementação da nova identidade deve ser feita de forma gradual no período.
“Estamos começando pelos pontos em que a aplicação da nova marca se integra mais naturalmente aos ciclos de produção e comunicação, sem gerar desperdícios. Assim, garantimos que a evolução da marca aconteça de maneira consistente, responsável e alinhada ao nosso compromisso com eficiência e sustentabilidade”, finaliza Rosane.
Desde 2016, a Tramontina vem passando por um processo de evolução, ampliando portfólio, investindo em inovação e entregando soluções mais modernas. Hoje, a marca oferece mais de 22 mil itens, incluindo utensílios e equipamentos para cozinha, eletrodomésticos, móveis, entre outros.