Programação

Manhã (online)

HORÁRIOTRILHASOFERECIMENTO
09h35-10h05TRILHA CONEXÃO GLOBAL

Entrevista – Arthur Sadoun, CEO do Publicis Groupe

O CEO da holding francesa, cujo crescimento tem sido impulsionado por operações como Sapient e Epsilon, fala sobre a transformação e a visão para o futuro da indústria, incluindo o uso da IA.

Moderadora: Isabella Lessa, editora de Meio & Mensagem
10h10-10h45TRILHA MARCAS E SOCIEDADE
 

Walk the talk: a influência do ESG no valor das marcas 

A necessidade de ações reais para distanciar a imagem do greenwashing tem levado empresas líderes a adequarem suas iniciativas para construir, de fato, uma reputação de comprometimento com o ESG em todas as pontas. De acordo com estudo da Brand Finance, essa redução no gap entre iniciativas concretas e percepção do público é uma grande oportunidade financeira para gerar valor à marca. Qual é o papel estratégico do marketing e da comunicação nesse processo, tanto na transformação de práticas corporativas internas quanto na condução desse diálogo com a sociedade, de forma responsável, transparente e até mesmo educativa? 

Debatedoras:  
Fernanda Facchini, head de Sustentabilidade da Natura&Co LATAM
– Itala Herta, fundadora da Diver.ssa 
– Katielle Haffner, head de relações corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil 


Moderadora: Giovana Oréfice, repórter de Meio & Mensagem
10h45-11h20TRILHA AGÊNCIAS E CRIATIVIDADE

Abertura e independência na reconfiguração do mercado de agências 

As mudanças nas dinâmicas de negócios entre clientes e agências abrem espaços para uma revitalização do empreendedorismo local. Após décadas de internacionalização, há sinais de estafa no modelo de gestão vigente, mantido com forte viés econômico, consolidação de empresas via fusões e estruturas mais burocráticas. O mercado vive um novo momento de fortalecimento de iniciativas independentes, abertura de novas unidades serviços e ganho de espaços para modelos alternativos, mesmo dentro das holdings globais. Como isso impacta o mercado brasileiro, a relação com os clientes e a atração de talentos pelas agências? 

Debatedores: 
– Eduardo Simon, CEO da GALERIA.ag

Rodolfo Medina, presidente do Grupo Dreamers
– Sérgio Gordilho, copresidente e CCO da Africa Creative 


Moderador: Alexandre Zaghi Lemos, editor-chefe de Meio & Mensagem
11h20-12h00TRILHA THE NEXT CMO

O Fenômeno Alpha: prepare sua marca para a maior geração de todos os tempos 

Em uma parceria inédita entre a WGSN Mindset e o Meio & Mensagem, apresentamos o estudo “O Fenômeno Alpha”. Descubra como os Alphas já estão influenciando a redefinição de estratégias de marcas ao redor do mundo, através da influência nas decisões de desembolso de seus pais, e como o mercado brasileiro e os líderes de marketingtêm tem se preparado para este novo grupo de consumidor – que está prestes a se tornar a maior geração existente e terá o maior poder de compra da história.  

Palestrante: Vitor Coelho, consultor Sênior da WGSN Mindset 

Debatedoras:
– Claudia Neufeld, vice-presidente de marketing da The Walt Disney Company Brasil
– Raquel Paternesi, diretora de Marketing da The Fini Company

TARDE (presencial)

HORÁRIOTRILHASOFERECIMENTO
13h30-14h00Soft Opening

Festivais de música, o novo parque de diversão das marcas

Não importa o que aconteceu em sua vida ou personagens envolvidos, na alegria ou na tristeza, a música sempre estará presente embalando a memória das pessoas. O potencial de conexão da música transcende os sentidos é ganha vida nos grandes festivais. No line-up das estratégias de marketing das marcas estão ativações que chegam a dividir a atenção do público entre os palcos e os estandes. Numa verdadeira disputada pela recreação do público, como as marcas podem se diferenciar da concorrência e estabelecer conexões com o público que não se limitem ao período do evento?

Debatedoras:
– Ana Deccache, diretora de marketing do Rock in Rio e do The Town
– Camila Ribeiro, diretora de advertising e branding da TIM


Moderador: Fernando Murad, editor de Meio & Mensagem
14h05-14h35PAPO DE CEO

Salles Neto, CEO do Meio & Mensagem entrevista João Adibe, CEO da Cimed  

Liderando uma das três maiores farmacêuticas em volume de vendas do Brasil, João Adibe Marques abre o jogo sobre os investimentos em publicidade, a transformação que conduziu na empresa que está diretamente relacionada com sua própria vida e o que projeta para o ambiente de negócios do País em 2024.  

14h40-15h10

APRESENTAÇÃO ELETROMIDIA

ABRIGO AMIGO: conexões que transformam 

Como a iniciativa da Eletromidia que combina inovação, tecnologia e impacto social, se conectou ao propósito de grandes marcas como Santander, Vivo e Sempre Livre. As executivas das marcas patrocinadoras do projeto Abrigo Amigo, conversam sobre a iniciativa e seus desafios de comunicação para as pautas ESG. 

Convidadas: 

– Danielle Sardenberg, Superintendente Executiva de Marketing do Santander Brasil 

– Fernanda Infantini, Head of Connections & Consumer Experience Force da Kenvue 

– Marina Daineze,Diretora de Comunicação e Marca da Vivo 

Rafa Alves , CDMO da Almap

eltromidia
15h15-15h55KEYNOTE INTERNACIONAL 

CMO, seja paciente, seja perseverante: o crescimento de longo prazo demanda uma relevância implacável 

Força vital de qualquer empresa, estratégias de crescimento são particularmente difíceis em um mundo economicamente desafiador e socialmente polarizado, no qual as marcas precisam criar relações duradouras e legítimas com seus stakeholders. Descubra como gerir o ambiente de hoje e, ao mesmo tempo, preparar sua maca para o futuro, em prol do crescimento sustentável e contínuo – sempre tratando como inegociável a relevância para consumidores, funcionários, parceiros e a sociedade, como um todo.   

Palestrante: 
Dipanjan Chaterjee, vice-presidente e analista-chefe da Forrester Research 

15h56-16h20NETWORK BREAK BY PROXXIMA MARKETPLACE
16h25-16h55DEBATES LIDERANÇA 

Quem teve essa ideia? Uma conversa sobre originalidade e criação na era da inteligência artificial 

O debate sobre a autenticidade de uma ideia gerada a partir de um input ao Chat GPT traz questões filosóficas e econômicas, especialmente quando se trabalha e investe em uma indústria que agrega valor a partir da distinção da criatividade e do reconhecimento de talentos. Como estabelecer uma cultura que valorize a originalidade e o ineditismo, frente à comoditização, utilizando os recursos e ferramentas de inteligência disponíveis mas sem mergulhar num mar de mesmices e artificialidade?  

Debatedores:
– Cecilia Alexandre, diretora de Marketing da KraftHeinz
– Domenico Massareto, fundador da Rain Creative A.I
– Mari Santos, líder de criatividade e estratégia da Jubarte Films


Moderador: Pyr Marcondes, senior partner da Pipeline Capital
17h00-17h30

APRESENTAÇÃO GOOGLE

Google IA

Como a Google IA e os produtos principais lançamentos do Google podem orientar a produtividade e criatividade e liberar tempo para que os profissionais de marketing foquem no que é realmente importante.

Palestrante: Rodrigo Paoletti, Líder de produtos de performance do Google

17h35-18h05HEADLINERS

Entrevista Rodrigo Faro

O ator e apresentador compartilha toda sua experiência e os principais desafios para se manter como um dos maiores comunicadores brasileiros a atualidade – passando pelas parcerias com grandes marcas e a busca por excelência e contemporaneidade no entretenimento, seja na TV, seja nas plataformas online. 


Moderadoras: Bárbara Sacchitiello e Carolina Huertas, editora e repórter de Meio & Mensagem

MANHÃ (online)

HORÁRIOTRILHASOFERECIMENTO
9h35-10h05TRILHA CONEXÃO GLOBAL

Entrevista – Philippe Krakowsky, CEO do Interpublic Group (IPG)
À frente do IPG, dono de redes como McCann, FCB, Media Brands e MullenLowe, Phillippe Krakowsky avalia os desafios das empresas líderes globais em publicidade e compartilha sua visão de valor para o futuro dos negócios baseados em dados e criatividade. 

Moderadora:
Isabella Lessa, editora de Meio & Mensagem
10h10-10h45TRILHA MARCAS E SOCIEDADE

O empreendedorismo como agente transformador e a responsabilidade social das lideranças corporativas 

O fomento ao empreendedorismo é um mecanismo eficiente e multiplicador de divisão de renda e qualificação da economia. Lideranças voltadas para promover impacto social geram valor para toda a cadeia do negócio, inclusive na busca por excelência dentre as políticas ESG, cada vez mais importantes para a imagem corporativa e como fator de atratividade para investimentos. Conheça histórias inspiradoras para se tornar também um agente da transformação.  

Debatedores: 
– Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) 
Carmela Borst, fundadora e CEO da SoulCode Academy

Moderador: Caio Fulgêncio, repórter de Meio & Mensagem
10h45-11h20TRILHA AGÊNCIAS E CRIATIVIDADE

Práticas globais, programática e performance: a mídia no centro da transformação 

A disciplina de mídia foi a que mais mudou nos últimos anos, entre as funções clássicas que sustentam as agências de publicidade. Paralelamente, o mercado brasileiro se abriu para as redes globais especializadas em mídia e para a antes inadmissível separação de contas de criação e mídia. A automação da atividade acelerada pela digitalização ganhou complexidade com as novas habilidades exigidas pela negociação programática, o que pressiona anunciantes e agências a colocarem todo o arsenal de ferramentas possível a serviço da otimização das verbas e da comprovação do retorno dos investimentos. Quais as consequências dessa mudança e que caminhos pavimentam para a adoção de práticas globais no mercado brasileiro? 

 Debatedores: 
– Carolina Buzetto, CEO da WPP Media Services  
– Ezra Geld, CEO da IPG Mediabrands
– Rafaela Queiroz, managing director da Performics


Moderador: Alexandre Zaghi Lemos, editor-chefe de Meio & Mensagem
11h20-12h00TRILHA THE NEXT CMO

Food for Branding: commerce, conexão e cultura na transformação da indústria de alimentos  

A mudança de hábitos na alimentação e o aumento da atenção à saúde e ao bem-estar têm desafiado as marcas do setor a adotarem estratégias centradas nas pessoas, a partir de um olhar para comportamentos muito além das horas do consumo. Somam-se ao processo de transformação a multiplicação dos canais de venda e dos meios e formatos para conquistar a atenção do público nos momentos mais importantes para influenciar a decisão de compra. Saiba como as empresas líderes têm contado com seus CMOs para manterem-se culturalmente relevantes e converterem a força de suas marcas em preferência nacional.  

Debatedores:  
– Ionah Kochen, vice-presidente de marketing e comunicação da Nestlé
– Rodrigo Visentini, líder da divisão de Nutrição da Unilever Brasil


Moderadora: Roseani Rocha, editora de Meio & Mensagem

HORÁRIOTRILHASOFERECIMENTO
13h30-14h00

SOFT OPENING
Creator Economy: colaborações estratégicas, engajamento e novos modelos de monetização
 

A creator economy engloba uma série de aspectos que formalizam o universo dos influenciadores como uma indústria capaz de movimentar US$ 16 bilhões em 2022, segundo estimativa da plataforma de marketing Collabstar. O atual estágio de desenvolvimento desse mercado tem como pilares parcerias inovadoras e abordagens colaborativas para criação de conteúdo, diversificação de formatos e narrativas, estratégias de fidelização e inovações em modelos de monetização. Como as empresas podem se preparar para o que está por vir na jornada de evolução dos creators? 

Debatedoras: 
Ana Paula Passarelli, cofundadora da Brunch
– Deh Bastos, sócia e diretora executiva de criação da MAP Brasil
– Egnalda Côrtes, CEO da Côrtes e Companhia


Moderadora: Amanda Schnaider, repórter de Meio & Mensagem
14h05-14h35 PAPO DE CEO

Salles Neto, CEO do Meio & Mensagem entrevista Ciro Possobom, CEO da Volkswagen 

Primeiro brasileiro a assumir a chefia geral da montadora de origem alemã no País, Ciro Possobom revela os planos para a disputa acirrada pela liderança no setor automobilístico nacional, a importância da marca como geradora de crescimento no longo prazo e como a VW está planejando os seus negócios para o ano que vem.  

14h40-15h10 APRESENTAÇÃO UOL

O poder da conversa: como conteúdo de entretenimento constrói comunidades potentes
O UOL traz ao palco do Maximídia 2023 um bate-papo sobre conteúdo de entretenimento multiplataforma. Tatiana Schibuola media o painel com Bebeto Pirró e Chico Barney, debatendo a importância de traçar parcerias e gerar conversas tanto com o público quanto com o mercado, focados na distribuição desse conteúdo e no alcance de audiência para geração de recall junto às marcas.
 
Painelistas:
– Bebeto Pirró, diretor de Publicidade do UOL
– Chico Barney, colunista do UOL
– Tatiana Schibuola, gerente geral de marcas editoriais do UOL
15h15-15h55

A pergunta de bilhões: para onde vão os investimentos em publicidade e mídia no Brasil? 

Nesta apresentação, Zia Daniell irá explorar os dados mais recentes de investimentos em publicidade no Brasil e na América Latina, com destaque para TV, video online, redes sociais, retail media, busca, out of home, rádio e impresso. Zia compartilhará insights sobre tendências de consumo, avaliando o impacto nos negócios de marcas, agências de publicidade, veículos de mídia e plataformas de tecnologias.

Palestrante: 
Zia Daniell, chief content officer da Insider Intelligence

15h56-16h20NETWORK BREAK BY PROXXIMA MARKETPLACE
16h25-16h55

DEBATES LIDERANÇA  

Por uma nova geração de líderes

Novos olhares e diferentes experiências impactam positivamente os resultados nos negócios e a cultura corporativa. Políticas ESG influenciam a atração para investimentos e, consequentemente, mudanças nos processos de contratação de empresas grandes e pioneiras. Ainda assim, os avanços na pauta da inclusão acontecem a passos morosos no C-Level e no conselho das companhias. Como inspirar talentos e institucionalizar práticas que pavimentem um caminho mais rápido para a formação de uma nova geração de líderes? 

Debatedoras:
– Jandaraci Araújo, cofundadora do Conselheiras 101, professora e autora
– Marienne Coutinho, sócia da KPMG no Brasil

Moderadora: Regina Augusto, diretora executiva do CENP

17h00-17h30

APRESENTAÇÃO NEOOH

Inovação e Liderança
Palestrante: Gal Barradas, consultora para aceleração de negócios.

17h35-18h05 HEADLINERS

Entrevista: Sabrina Sato 

Uma conversa franca e divertida com a apresentadora sobre os mais de vinte anos de carreira e sua relação com os fãs e as marcas, da revelação no Big Brother 2003 aos 31 milhões de seguidores no Instagram, em 2023. 

Moderadores: Bárbara Sacchitiello e Sérgio Damasceno, editores de Meio & Mensagem

MANHÃ (online)

HORÁRIOTRILHASOFERECIMENTO
9h35-10h05TRILHA CONEXÃO GLOBAL

Entrevista – Mark Read, CEO do WPP

O CEO do grupo que reúne agências como Ogilvy, VMLY&R e Wundermann Thompson analisa a evolução do negócio das grandes holdings da publicidade e as principais transformações que impactarão a indústria criativa nos próximos anos. 

Moderadora: 
Isabella Lessa, editora de Meio & Mensagem
10h10-10h45TRILHA MARCAS E SOCIEDADE

A ascensão da economia circular

A aplicação do design regenerativo, com o reaproveitamento de materiais, a responsabilização do descarte e o incentivo ao uso de artigos de segunda mão serão motores importantes na transformação da cultura do consumo. Essa conta final não necessariamente fica mais baixa para o cliente, que precisa estar convencido da proposta de valor da marca e da dinâmica heterodoxa dessa transação, na qual o preço é somente um dentre muitos pontos de consideração. Como as marcas e a publicidade podem ocupar um lugar relevante nessa transição, assumindo um papel mais educativo, ao influenciar as mudanças de comportamento necessárias a uma era de consumo sustentável? 

Debatedores:
– Carol Dibe, head de ESG da EndemolShine Brasil
– Helvio Kanamaru, diretor de ESG e Corporate Citizenship da Samsung América Latina

Moderadora: Thaís Monteiro, repórter de Meio & Mensagem
10h45-11h20TRILHA AGÊNCIAS E CRIATIVIDADE

Diretrizes globais, talentos nacionais: a força da criatividade sem fronteiras 

Em meio à ascensão dos modelos voltados para a compra de mídia, a reputação criativa segue como o principal diferencial do negócio. Nascidas a partir do DNA criativo ou estratégico, redes globais têm se reinventado para manter dinâmicas e estruturas que propiciem um fluxo orgânico e constante das grandes ideias. Como esse cenário afeta a conquista de novos negócios e atração de talentos? E qual é o real poder da criatividade na relação com os clientes, no estado atual da indústria, frente à temas complexos, como as concorrências promovidas por anunciantes e a internalização pelas marcas de serviços antes prestados pelas agências? 

Debatedores: 
– André Gustavo, presidente da Wieden+Kennedy
LATAM
– Camila Schalch de Andrade, communications Latam Lead e Managing Director da Accenture Song  
– Luiza Baffa, managing Director da AKQA 

Moderador: Alexandre Zaghi Lemos, editor-chefe de Meio & Mensagem
11h20-12h00TRILHA THE NEXT CMO

Marketing Trends: a jornada do CMO em 2024 

Executivo cujo próprio propósito da atividade o coloca como o C-Level mais próximo dos consumidores no dia a dia, o CMO ganha importância nas estruturas corporativas com o avanço da tecnologia e as novas dinâmicas da mídia como ferramenta de engajamento na jornada de conversão. Dos desafios da mensuração crossmedia ao foco na geração de crescimento, passando pela ascensão da inteligência artificial, descubra as principais tendências e os cenários com os quais os líderes de marketing trabalham suas equipes e estratégias e planejam os investimentos para o ano que vem.  

Debatedores: 
Christianne Rego, CMO da GM 
– Maria Belen Silvestris, CMO da P&G
– Sérgio Eleutério, CMO do McDonald´s

Moderadora: Melissa Vogel, CEO do Kantar Ibope Media

TARDE (presencial)

HORÁRIOTRILHASOFERECIMENTO
13h30-14h00SOFT OPENING
Mais que um jogo: como a cultura gamer redefiniu as comunidades e inspira a publicidade 

Os games ganharam tanta relevância nos últimos anos que acabaram extrapolando a fronteira dos jogos, consoles e o público de heavy users, passando a influenciar a forma das marcas pensarem e planejarem a sua comunicação. Enquanto criativos se inspiram em narrativas gamers para dar vida à grandes ideias, anunciantes se apropriam de dinâmicas da cultura para redefinir o conceito de comunidade, em busca de maior engajamento, mecânicas mais interativas e linguagens contemporâneas. Você e sua marca estão prontas para passar a essa nova fase da união entre jogos e publicidade? 

Debatedores: 
– Andreza Delgado, fundadora da PerifaCon e da Gamer Perifa 
– Pedro Derbli, head de Gaming da Cheil
 
– Roberta Coelho, CEO da MIBR  

Moderadora: Taís Farias, repórter de Meio & Mensagem
14h05-14h35

The Bravery Scale: Como aprender a ser corajoso – e como usar essa atitude como fonte de inspiração para a criatividade

Ninguém nasce corajoso. Tornar-se é uma jornada movida a escolhas conscientes diárias, ainda mais quando se trabalha com criatividade. Depois de fundarem a David, dentro do grupo WPP, Anselmo Ramos e Gastón Bigio se lançaram em carreira independente há cinco anos com a Gut – e a levaram três vezes ao pódio de 2023 dos troféus mais desejados do Cannes Lions: Agency of The Year, Independent Network of the Year e Independent Agency of The Year. Nesta apresentação, a dupla fala sobre a Escala da Coragem, ferramenta que ajuda organizações a fomentar um marketing mais ousado.

Debatedores:
– Anselmo Ramos, creative chairman & founder da Gut
– Gastón Bigio, creative chairman & founder da Gut

14h40-15h10APRESENTAÇÃO WARNER BROS. DISCOVERY

Publicidade e Atenção: O que a Neurociência revela sobre anúncios em plataformas de Conteúdo Premium

A nossa atenção nunca foi tão disputada. Os meios de comunicação estão cada vez mais entrelaçados e remodelando o ecossistema publicitário. Através de um estudo proprietário, nós comparamos os diferentes níveis de atenção da experiência de visualização de publicidade em TV Linear, Streaming e Mídias Digitais. Usando métodos neurocientíficos avançados, medimos a atenção e a percepção da marca em diferentes formatos publicitários, trazendo insights cruciais para os anunciantes e revelando quais as métricas devem ser consideradas ao analisar o valor do espaço publicitário. Venha discutir como transmitir mensagens de alta qualidade para construir marcas sólidas e duradouras.

Apresentadores:

– Billy Nascimento, CEO da Forebrain
– Daniel Spinelli, diretor de Data & Insight da Warner Bros. Discovery
– Roberto Nascimento, VP Advertising Sales da Warner Bros. Discovery

15h15-15h55As implicações humanas da Inteligência Artificial e o que isso significa para o nosso futuro

À medida que a Inteligência Artificial generativa continua a desenvolver-se em ritmo vertiginoso, uma questão domina a conversa: o que isto significa para o futuro da sociedade? Nesta palestra, a visionária especialista em IA Radhika Dirks explora o que chama de “três ondas de IA generativa” – a explosão da criatividade, o mundo das ilusões e a corrida para a intimidade. A CEO da XLabs, pioneira em projetos moonshots em Inteligência Artificial, aborda com ousadias as preocupações e benefícios emergentes, oferecendo métodos práticos para o uso desta tecnologia. Abra sua percepção para ideias inovadoras e ilumine oportunidades a partir de um novo olhar para IA.

Palestrante: 
Dra. Radhika Dirks, CEO & Co-Founder da Xlabs e Ribo

15h56-16h20NETWORK BREAK BY PROXXIMA MARKETPLACE
16h25-16h55DEBATES E LIDERANÇA

O colapso do funil de compras: porque a reputação é a única constante no relacionamento entre marcas e sociedade 

Ao mesmo tempo em que se sentem cada vez mais vulneráveis, consumidores estão mais proativos, atenciosos e exigentes. Atentos aos preços, pesquisam mais sobre uma marca antes de comprar – e podem aumentar a predisposição em considerar um produto ao avaliar seu impacto na saúde e no meio ambiente. Conheça em primeira mão os resultados para o Brasil do relatório especial O Colapso do Funil de Compra, parte do Edelman Trust Barometer 2023, e descubra em uma bate-papo especial o que os líderes de marketing podem fazer para garantir o poder de atração das suas empresas, introduzindo um ciclo contínuo de relacionamento com seus consumidores. 

Apresentadora e moderadora:
Marcília Ursini, VP Executiva da Edelman

Debatedora:
Renata Gomide, vice-presidente de consumer do Grupo Boticário

17h00-17h30APRESENTAÇÃO GLOBO

Pense TV Conectada Pense Globo do Plim ao Play

É TV? É streaming? Não importa! A TV Conectada na Globo é conteúdo na sua melhor forma! Um ecossistema completo com alcance e segmentação e uma entrega publicitária com a força do linear e as possibilidades do digital: este é o tema central do painel ‘Pensou TV Conectada?  Pensou Globo do Plim ao Play.  

Apresentador:
– William Bonner, Apresentador e Jornalista

Debatedoras:
– Manzar Feres, diretora de negócios integrados em publicidade da Globo
– Melissa Vogel, CEO da Kantar Ibope Media

17h35-18h05HEADLINERS 

Entrevista: Mítico, Igão e Victor Assis, do Podpah 

Os apresentadores e o CEO do podcast mais ouvido no Brasil em 2022, de acordo com o Spotify, contam as melhores histórias de bastidores do programa e compartilham a fórmula para se criar um conteúdo que una o poder de influências das redes com a relevância de um veículo de notícias. 

Moderadores: Alexandre Zaghi Lemos e Isabella Lessa, editores de Meio & Mensagem

Patrocínio Master