Assinar

11 de Setembro: o olhar da mídia nacional

Buscar

11 de Setembro: o olhar da mídia nacional

Buscar
Publicidade
Mídia

11 de Setembro: o olhar da mídia nacional

Emissoras de TV, portais, rádios e diversos veículos brasileiros dão atenção especial aos dez anos do maior atentado terrorista da história recente


6 de setembro de 2011 - 12h39

Antes do primeiro avião cruzar os céus de Nova York e mergulhar para uma colisão suicida com a torre sul do World Trade Center, a mídia brasileira parecia viver uma manhã tranquila. O maior atentado terrorista da história, entretanto, não só alteraria a pauta da imprensa de todo o planeta por aquele e pelos próximos dias, como também inauguraria um novo marco de cobertura jornalística, no qual o realismo, as imagens ao vivo e a troca de informações em tempo real tornaram-se imprescindíveis para os diferentes veículos midiáticos.

Assim como na ocasião dos ataques da Al Qaeda – em que qualquer imagem, depoimento ou informação que levasse a algum parecer preciso sobre os atentados eram disputadas acirradamente pelos veículos – os jornais, emissoras, portais e rádios do Brasil mobilizam-se mais uma vez para fazer uma cobertura especial do primeiro marco de dez anos dos atentados de 11 de Setembro.

Desde o mês de agosto, grande parte dos veículos brasileiros vem abrindo espaço para matérias, informações e reportagens que resgatam as cenas e os personagens envolvidos nos atentados ao WTC e ao Pentágono. Aproveitando as imagens registradas no dia dos ataques – muitas delas conseguidas ao vivo, pois quando o primeiro avião atingiu o WTC, grande parte das emissoras iniciou uma transmissão em tempo real de Nova York e conseguiu filmar a colisão da segunda aeronave – as emissoras nacionais capricharam em reportagens e matérias especiais, para recontar a história sob o olhar de personagens que estiveram presentes no local e mostrar os impactos que a catástrofe desencadeou, em termos econômicos, bélicos, sociais e culturais pelos dez anos subsequentes.

Os telejornais e programas de variedades da Globo, Record, Bandeirantes, SBT, RedeTV e Gazeta vem exibindo reportagens especiais sobre os atentados. Nesse último domingo, dia 4 de setembro, tanto o Fantástico (Globo) quanto o Domingo Espetacular (Record) dedicaram boa parte de seu tempo para a exibição de matérias com imagens e depoimentos inéditos de moradores de Nova York e autoridades do governo norte-americano. O Fantástico exibiu o documentário Estado de Emergência, produzido pela BBC, que reconstitui cenas da colisão dos aviões e do desmoronamento das torres gêmeas.

Na TV por assinatura, os atentados também ganham destaque. Desde o mês de agosto, a Globo News vem exibindo séries de reportagens especiais produzidas pelos correspondentes do canal, como “Sem Fronteiras”, “Milênio”, “Globo News Especial”, “Arquivo N” e “Segredos de Estado”. No próximo domingo, dia 11 de setembro, o Jornal das Dez será ancorado diretamente de Nova York. O canal de TV BandNews também produz uma série de reportagens especiais.

O Jornal da Record já vem exibindo, desde o início desta semana, uma série de reportagens que contextualizam como os atentados mudaram os rumos da história. As reportagens também ganham vez no canal de notícias Record News e no portal R7, que também criou uma página especial para reunir textos, vídeos, infográficos e informações sobre os ataques.

Os grandes portais da web, aliás, aproveitam a diversidade de canais online para recriar, em imagens, sons e depoimentos, os principais momentos e os desdobramentos do 11 de setembro. Além do R7, Ig, Terra, G1, UOL, Folha.com e Estadao.com.br também criaram canais especiais para as materias e reportagens sobre o tema.

A rádio Estadão ESPN já inseriu em sua grade – e exibirá até o dia 11 deste mês – um especial diário com o tema “11 de Setembro, os atentados que mudaram o mundo”. A edição do jornal O Estado de S.Paulo do último domingo também trouxe um caderno especial sobre os atentados e sua contextualização histórica.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Play9 terá projeto de Carnaval com 2 mil influenciadores em 2025

    Play9 terá projeto de Carnaval com 2 mil influenciadores em 2025

    Produtora quer reunir nano, micro e pequenos influencers em projetos de distribuição de conteúdo que mostre a diversidade da folia pelo Brasil

  • O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024

    O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024

    Os grandes eventos esportivos dominaram as buscas do ano, assim como a morte do apresentador Silvio Santos e as inundações no Rio Grande do Sul