Brasil é chave da expansão global do Dailymotion
Plataforma de vídeos aposta na monetização e maior controle aos parceiros como diferenciais
Apostando no crescente consumo de vídeos, o Dailymotion, plataforma de conteúdo audiovisual lançado na França em 2005, decidiu investir no Brasil como mercado-chave para a expansão e o desenvolvimento de forma globalizada do player.

TV Cultura, UFC e Caras usam a plataforma (Crédito: Divulgação/Dailymotion)
Segundo David Rios, head do Dailymotion para América Latina, a plataforma sempre teve uma boa audiência no País, mas seu lançamento no Brasil só foi possível depois da aquisição do player pelo Grupo Vivendi, em 2015. Assim, a chegada na América Latina se deu, a princípio no México e demais países de língua espanhola. Até então, o Dailymotion era uma propriedade do governo francês e da Orange Telecom, portanto seu foco de operações se dava primordialmente na Europa.
Entre os parceiros brasileiros, estão Portal IG, Estado de Minas, Correio Braziliense, TV Cultura, Caras, UFC, Grande Prêmio de Fórmula 1, Kiss FM, Portal CGN e Exame. A empresa foca em quatro pilares: entretenimento, esportes, música e notícias.
Os parceiros podem criar canais na plataforma e monetizar o conteúdo ou usar o player em seus sites e, assim, ter controle sobre negociações e receita de sua publicidade digital, sobre sua programação (que usuários podem assistir e conteúdo exclusivo) e sua marca. De acordo com Rios, a TV Cultura usa o player do Dailymotion em seu site. O player trabalha com vendas diretas e mídia programática e se beneficia de pertencer ao mesmo grupo da Havas.
**Crédito da imagem no topo: Ajwad Creative/iStock