Mídia

Criatividade impulsiona anúncios no OOH

Pesquisa da JCDecaux com a System1 aponta que publicidade que gera emoção tende a ter mais impacto comercial

i 1 de outubro de 2025 - 6h05

JCDecaux

(Crédito: Divulgação)

Uma mensagem publicitária criativa, que desperta a emoção no público-alvo, consegue gerar o dobro de impacto comercial no out-of-home em comparação com uma publicidade sem o apelo criativo.

Essa é uma das conclusões principais de uma nova pesquisa realizada pela JCDecaux junto à plataforma de eficácia criativa System1.

Com o nome de Double Taken, a pesquisa se baseia em testes de previsão feitos em mais de mil campanhas de mídia out-of-home, com 180 mil consumidores de Austrália, Brasil, França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

Entre as principais descobertas do estudo estão a avaliação de que a qualidade criativa entrega o dobro do impacto comercial, seja em relação às visitas às lojas ou acesso aos sites.

As peças de OOH que são classificadas como “boa” ou “excepcional” em termos de criatividade e potencial de construção de marca registraram o dobro do impacto em relação aos anúncios classificados como de potencial “baixo” e “modesto”.

O estudo ainda apontou que as campanhas que provocam emoções positivas, como felicidade ou surpresa, geraram aumento de 52% nos resultados comerciais.

Além disso, quando as campanhas usam personagens, cores ou tom familiar no mix de mídia, o recall da marca aumenta significativamente.