Assinar

Brasileiros assinam oito serviços de streaming, aponta Comscore

Buscar

Brasileiros assinam oito serviços de streaming, aponta Comscore

Buscar
Publicidade
Mídia

Brasileiros assinam oito serviços de streaming, aponta Comscore

Considerando os 66 milhões de pessoas, em média, que compõem o público assinante de streaming no País, escolhas são por 4,7 serviços pagos e 3,5 serviços gratuitos


25 de julho de 2024 - 6h02

Com a gama de ofertas de plataformas de streaming oferecidas, brasileiros assinam oito serviços. É o que aponta o panorama de connected TV (CTV), feito pela Comscore, com patrocínio da Siprocal.

ctv

(Crédito: Shutterstock)

O levantamento ouviu espectadores de sete países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. A base de usuários da CTV na América Latina é de 66 milhões só no País, enquanto na região é de 200 milhões.

A pesquisa considerou como TV conectada toda tecnologia capaz de transmitir vídeos, séries ou filmes por meio de Smart TV; dispositivo de streaming, como a Apple TV, set-top box (fornecidos por operadores de telecomunicação, em sua maioria) ou console de videogame.

Dos oito, 4,7 são assinaturas de serviços pagos (SVOD), e 3,5 de gratuitos com publicidade. No ano passado, inclusive, o número de assinaturas aumentou 72% em relação ao mesmo período do ano anterior. Destaque vai para serviços gratuitos, que subiram 125%, em consonância com o boom dos planos gratuitos com anúncios.

Publicidade em CTV

Entre os latino-americanos, 61% lembram-se de ter visto publicidade antes de seus conteúdos em TV conectada. Entre a amostra, quase metade (48%) preferem pagar um valor para a não exibição de anúncios.

Porém, quando há publicidade, 46% do público de 18 a 24 anos dizem que esperam que ela tenha a ver com interesses e hobbies. Já 40% aponta que anúncios devem ser contextuais.

Tipos de consumo e conteúdo

De acordo com o levantamento, a maior parte dos espectadores do Brasil (96%) consomem conteúdo em Smart TVs. Em segundo lugar aparecem os dispositivos de streaming (20%), set-top box (16%) e console de videogame (16%). É importante ressaltar que os lares podem consumir conteúdo por mais de um dispositivo.

Entre os conteúdos preferidos dos consumidores latino-americanos estão os nacionais, de seus respectivos países, para 35% deles. Entre os brasileiros, o número chega a 42% — e 46% entre audiências de até 34 anos.

A Comscore avaliou o interesse do público em “maratonar” séries, um hábito presente no Brasil por parte de 65% dos entrevistados. Na América Latina, o resultado fica em 62%.

Publicidade

Compartilhe

Veja também