Brasileiros assinam oito serviços de streaming, aponta Comscore
Considerando os 66 milhões de pessoas, em média, que compõem o público assinante de streaming no País, escolhas são por 4,7 serviços pagos e 3,5 serviços gratuitos
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Meio & Mensagem
25 de julho de 2024 - 6h02
Com a gama de ofertas de plataformas de streaming oferecidas, brasileiros assinam oito serviços. É o que aponta o panorama de connected TV (CTV), feito pela Comscore, com patrocínio da Siprocal.
O levantamento ouviu espectadores de sete países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. A base de usuários da CTV na América Latina é de 66 milhões só no País, enquanto na região é de 200 milhões.
A pesquisa considerou como TV conectada toda tecnologia capaz de transmitir vídeos, séries ou filmes por meio de Smart TV; dispositivo de streaming, como a Apple TV, set-top box (fornecidos por operadores de telecomunicação, em sua maioria) ou console de videogame.
Dos oito, 4,7 são assinaturas de serviços pagos (SVOD), e 3,5 de gratuitos com publicidade. No ano passado, inclusive, o número de assinaturas aumentou 72% em relação ao mesmo período do ano anterior. Destaque vai para serviços gratuitos, que subiram 125%, em consonância com o boom dos planos gratuitos com anúncios.
Entre os latino-americanos, 61% lembram-se de ter visto publicidade antes de seus conteúdos em TV conectada. Entre a amostra, quase metade (48%) preferem pagar um valor para a não exibição de anúncios.
Porém, quando há publicidade, 46% do público de 18 a 24 anos dizem que esperam que ela tenha a ver com interesses e hobbies. Já 40% aponta que anúncios devem ser contextuais.
De acordo com o levantamento, a maior parte dos espectadores do Brasil (96%) consomem conteúdo em Smart TVs. Em segundo lugar aparecem os dispositivos de streaming (20%), set-top box (16%) e console de videogame (16%). É importante ressaltar que os lares podem consumir conteúdo por mais de um dispositivo.
Entre os conteúdos preferidos dos consumidores latino-americanos estão os nacionais, de seus respectivos países, para 35% deles. Entre os brasileiros, o número chega a 42% — e 46% entre audiências de até 34 anos.
A Comscore avaliou o interesse do público em “maratonar” séries, um hábito presente no Brasil por parte de 65% dos entrevistados. Na América Latina, o resultado fica em 62%.
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