Assinar

Fama ou influência: o que importa para as marcas?

Buscar

Fama ou influência: o que importa para as marcas?

Buscar
Publicidade
Mídia

Fama ou influência: o que importa para as marcas?

Estudo da Ipsos aponta que personalidades mais conhecidas não são, necessariamente, aquelas capazes de influenciar comportamentos


18 de fevereiro de 2020 - 6h00

Evaristo Costa e Rodrigo Faro lideram os rankings de personalidades mais influentes e mais conhecidas, respectivamente, enquanto Whindersson Nunes e Natália Arcuri aparecem, nessa ordem, como os campeões de fama e de influência no YouTube (Crédito: Arte/Meio & Mensagem)

Fama é sinônimo de influência? Em um momento em que as marcas e empresas buscam cada vez mais vozes para ajudar a difundir a importância de seus produtos e serviços, ser conhecida do grande público não indica, necessariamente, que aquela pessoa tem potencial de impulsionar e influenciar comportamentos.

A segunda edição da pesquisa “Most Influential Celebrities”, realizada no Brasil pela Ipsos, aponta uma diferença entre as personalidades mais conhecidas e aquelas consideradas mais influentes. O estudo entrevistou mil pessoas, maiores de 16 anos, residentes em todo o País, que opinaram a respeito do grau de fama e de influência de diversas personalidades. Para definir essas celebridades, o instituto de pesquisa selecionou nomes que participaram recentemente de novelas e de campanhas publicitárias, a quantidade de seguidores nas redes sociais a frequência com que costumam aparecer na mídia.

De acordo a pesquisa, das cinco personalidades apontadas como mais conhecidas, somente duas também aparecem na lista das cinco mais influentes: Ivete Sangalo e Juliana Paes. O ranking das personalidades mais conhecidas é liderado pelo apresentador da Record, Rodrigo Faro, seguido de Juliana Paes, Luciano Huck, Ana Maria Braga e Ivete Sangalo.

Já do lado dos mais influentes, a lista é liderada pelo jornalista contratado da CNN, Evaristo Costa. Na sequência, aparece o humorista e ator Paulo Gustavo, Ivete Sangalo, Paolla Oliveira e Juliana Paes. Confira:

Celebridades mais conhecidas:
1- Rodrigo Faro
2- Juliana Paes
3- Luciano Huck
4- Ana Maria Braga
5- Ivete Sangalo

Celebridades mais influentes
1- Evaristo Costa
2- Paulo Gustavo
3-Ivete Sangalo
4- Paolla Oliveira
5- Juliana Paes

Ao perguntarem quais personalidades são mais famosas, a pesquisa considerou a popularidade, ou seja, o conhecimento da audiência a respeito daquele artista. Já a influência, por outro lado, pode ser medida como o poder daquele artista de promover mudanças e influenciar comportamentos, como explica Cintia Lin, diretora da Ipsos.

“No estudo identificamos os artistas mais influentes e correlacionamos com as características e objetivos que qualificam a pessoa. O que se observa é que o maior driver de influência é o que chamamos de ‘comprometimento’: são pessoas que estão associadas à credibilidade, experiência e que cumprem o que falam. O que segundo driver é o de ‘carisma’. Nesta dimensão, alegria, autenticidade e humildade são as características que ganham importância”, explica a porta-voz.

Os critérios definidos pela Ipsos para a pesquisa (frequência de aparição na mídia e presença em campanhas publicitárias, por exemplo), podem ajudar a explicar o fato de que as 5 personalidades de maior fama no Brasil sejam profissionais que trabalham na televisão (além da carreira de cantora, Ivete Sangalo também é jurada do The Voice Brasil, na Globo). “A TV continua sendo um recurso de grande importância não apenas pela audiência, mas também pelo alto investimento publicitário realizado pelas marcas. É nessa plataforma que veiculam as propagandas mais custosas”, esclarece.

YouTubers
A pesquisa da Ipsos também fez a mesma avaliação em relação aos youtubers, para avaliar quais são os mais conhecidos (famosos) e os mais influentes. Assim como as personalidades em geral, a lista dos youtubers também teve somente dois nomes nos dois rankings: a apresentadora Maisa Silva e a sexóloga Laura Muller, que participa do programa Altas Horas. Veja:

Youtubers mais conhecidos
1- Whindersson Nunes
2- Maísa Silva
3- Sasha Meneghel
4- Felipe Neto
5- Laura Muller

Youtubers mais influentes
1- Nathalia Arcuri
2- Laura Muller
3- Iberê Thenório (Manual do Mundo)
4- Maisa Silva
5- Alexandre Ottoni (Jovem Nerd)

Nesse caso, o que difere um youtuber famoso de um youtuber influente são dois componentes, na análise da diretora do Ipsos: comprometimento/credibilidade e sucesso (expertise) em sua área de atuação. “No YouTube, especificamente, os influencers conquistam renome através da especialização de um tema. Por isso, não é de se estranhar que a influência seja direcionada por sucesso e menos por popularidade”, comenta Cintia.

Para as marcas que escolhem essas personalidades digitais para suas ações, a pesquisa deixa a lição de que a quantidade de seguidores nem sempre pode ser o melhor termômetro. “Para as marcas uma ação com esses especialistas em temas sem dúvida é uma ativação de menor alcance, mas para um público possivelmente mais qualificado para o tema. Um exemplo é a Nathalia Arcuri, com o tema de finanças pessoais. Marcas desse setor podem ter uma abordagem e linguagem mais direta e mais aberta com uma interlocutora como ela”, exemplifica Cintia.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies