Flávia Alessandra e Otaviano Costa: artistas são mídia

Buscar

Flávia Alessandra e Otaviano Costa: artistas são mídia

Buscar
Publicidade

Mídia

Flávia Alessandra e Otaviano Costa: artistas são mídia

No Mídia Master 2024, casal de artistas divide carreira de empreendimento no cenário da mídia e relação com marcas


18 de abril de 2024 - 10h34

Em um novo cenário de consumo e de distribuição de conteúdo, artistas passam a ocupar uma nova função enquanto canais de mídia e gestores das próprias marcas, tornando-os competitivos por uma parcela do bolo publicitário das marcas.

Essa é a conclusão feita por Flávia Alessandra e Otaviano Costa em seu painel no Mídia Master 2024. O casal de artistas e sócios da agência Family estiveram presentes no evento para dividir a trajetória de empreendedorismo dentro da mídia – e fora dela – e sua relação com as marcas.

Flávia Alessandra e Otaviano Costa falam sobre a transformação de suas carreiras (Crédito: Eduardo Lopes/Imagem Paulista)

Em 2018, ambos começaram a repensar sua trajetória profissional para compreender que territórios ainda queriam ocupar enquanto profissionais da mídia. “Fizemos três perguntas fundamentais: o que queríamos fazer além do que já fazíamos, com quem e como”, compartilhou Otaviano. “Assim como a Globo está no projeto Uma Só Globo, eu queria ser mil Otavianos”, completou.

O primeiro passo foi identificar as oportunidades para cada um dentro do seu ecossistema, branding e lifestyle e quais marcas, agências e agentes artísticos poderiam se tornar potenciais parceiros de negócios. A partir disso, decidiram fortalecer esses relacionamentos com marcas inseridas no seu dia a dia e entender as oportunidades. “São produtos reais no nosso lifestyle que queremos dividir. Ficamos mais perto. Conseguimos quase que internalizar. É muito satisfatório”, disse Flávia Alessandra.

Novas telas

Assim, em 2019, Otaviano Costa saiu da Globo e, no mesmo ano, lançou um estúdio para criação de conteúdo para produzir conteúdo para seu canal no YouTube. Porém, o projeto do canal foi descontinuado dois anos depois. “O código do YouTube, para minha altura de vida, não correspondia aos meus anseios. Não conseguia pagar a conta”, dividiu.

Então, na pandemia, o apresentador sugeriu ao UOL que ele tinha os equipamentos e time de produção para realizar um “programa de internet com cara de televisão”, e assim nasceu o programa Otalab, que completa quatro anos. “Eu tinha saído da Globo e precisava dar um recado para o mercado”, disse.

Com o fim do seu contrato com a Globo no final de 2023, Flávia irá estrear ao lado de Otaviano uma novela vertical para o UOL. O projeto “Lia e Leo: notícias de um relacionamento” mostra a relação de um casal a partir da discussão de uma notícia que eles viram no UOL.

Já em 2021, o casal lançou a agência Family, voltada para atender apenas o dois, auxiliando na gestão de carreira de ambos e na realização de projetos em live commerce, live marketing, branded content, produção de longa metragem e documentários, tanto para TV e cinema quanto streaming.

A ideia da Family já germinava em ambos, que sempre gostaram de estar envolvidos em tudo o que realizavam. Agora, eles conseguem participar ativamente das discussões e criação de campanhas junto com os executivos de agências e marcas.

Segundo Flávia, com o auxílio do estúdio, eles conseguem realizar lives, produção de campanhas, projetos pessoais, etc. Atualmente, a Family conta com 50 pessoas na equipe, incluindo um roteirista para criação de produções originais.

Influência e carreira fora da mídia

Sobre o ecossistema de influenciadores, Flávia disse que eles se encontram em territórios diferentes. “São caminhos diferentes quando a pessoa fecha com influenciador e celebridade. Trazemos uma história passando por todas as telas. Nós conversamos com um público em massa, enquanto o influenciador fala de forma mais nichada. Cada um tem sua mídia hoje”, colocou.

Além da Family e do Otalab, o casal tem outros empreendimentos. Ambos são sócios da plataforma Utreino, de treinos, saúde e bem-estar, e da Royal Face Estética Facial, focada em harmonização facial. Além disso, Flávia é sócia do salão de beleza Marcos Proença e está se preparando para lançar uma linha de suplementos e vitaminas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Apple poderá fechar acordo com OpenAI em breve

    Apple poderá fechar acordo com OpenAI em breve

    Parceria permitirá integração de soluções de IA da OpenAI nos aparelhos da gigante da tecnologia; Apple está prestes a lançar o sistema operacional iOS 18 no iPhone

  • Gemini, IA do Google, terá pesquisa por vídeos

    Gemini, IA do Google, terá pesquisa por vídeos

    Novidade foi apresentada pela plataforma no último dia 14 e visa juntar informações em tempo real