JCDecaux compra espanhola Cemusa
Empresa francesa, que opera os relógios de rua paulistanos, deve pagar cerca de ? 80 milhões por 100% dos ativos
Empresa francesa, que opera os relógios de rua paulistanos, deve pagar cerca de ? 80 milhões por 100% dos ativos
Igor Ribeiro
19 de abril de 2014 - 4h42
A multinacional francesa JCDecaux anunciou a compra de 100% da operadora de mídia exterior Cemusa. A empresa pertence à gigante espanhola da construção civil FCC e possui mobiliário urbano em 13 países, como Brasil, Portugal, Itália e EUA.
O negócio, que ainda aguarda a avaliação de órgãos reguladores, foi acordado em € 80 milhões, o equivalente a R$ 110,82 milhões, segundo fontes do mercado. Em comunicado, a JCDecaux anunciou que espera concluir a compra até o fim deste ano – até lá, as companhias continuam sendo concorrentes em seus respectivos mercados. A empresa espanhola já procurava comprador para a Cemusa desde maio do ano passado e o banco BNP Paribas cuidava da operação – a meta era cortar 34% de seus ativos em até dois anos para reduzir a dívida da FCC.
A Cemusa cobre, no Brasil, as maiores partes do mobiliário de Brasília, Manaus, Rio de Janeiro e Salvador. Até o início deste ano, também operava Belo Horizonte, até terminar o contrato. Em outras regiões do planeta, alguns de seus maiores contratos são de mídia digital em aeroportos como Barcelona e Madrid e de mobiliário urbano, como em Nova York. A empresa, que também tem negócios em Portugal e Itália, registou em 2013 receita de € 142 milhões.
A JCDecaux já havia adquirido, em novembro de 2013, 85% da Eumex, empresa mexicana de mídia exterior com operações em nove países latino americanos. Na época, a francesa anunciou que se tornava a maior empresa de mídia exterior do continente, onde passou a operar mais de 36 mil faces.
Em 2013 a JCDecaux atingiu receitas de R$ 8,45 bilhões. No Brasil, a empresa opera mobiliário urbano em Salvador e, desde o ano passado, tem a outorga por 25 anos dos mil relógios de rua digitais de São Paulo, pela qual pagou R$ 300 milhões.
Compartilhe
Veja também
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo
Netflix dará prêmio de R$ 1 milhão em desafio de Round 6 em São Paulo
No próximo sábado, 14, plataforma de streaming promove o Round 6K, com provas e desafios no Parque Villa-Lobos, em São Paulo