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Qual é a importância das métricas de atenção?

Pesquisa da DoubleVerify revela que metade dos compradores de mídia na América Latina planejam integrar métricas de atenção em suas estratégias


18 de junho de 2024 - 13h08

Profissionais de mídia e comunicação no geral buscam cada vez mais maneiras de atrair a atenção dos consumidores – daí, a importância de métricas do tipo, conforme revela o Global Insights Report 2024.

métricas de atenção

(Crédito: AdobeStock)

O relatório elaborado pela DoubleVerify indica que 51% dos compradores de mídia na América Latina planejam integrar as métricas em suas estratégias neste ano. A pesquisa reúne uma análise de mais de um trilhão de impressões de vídeo e display entregues em todo o mundo entre janeiro e dezembro de 2023. Ao todo, as métricas abrangem desktop, web móvel, aplicativos móveis e TV conectada (CTV).

Além disso, entre os compradores de mídia da América Latina, 67% afirmam que a medição da atenção tem um impacto positivo significativo na qualidade da mídia.

Já os compradores de marketing da região acreditam que estruturas de investimento responsável e otimização de campanha impulsionada por IA têm um impacto positivo significativo na qualidade da mídia, com 68% e 67% das respostas, respectivamente. Ao mesmo tempo, mais da metade deles (58%) apontaram que o aumento de conteúdo de baixa qualidade e de sites made for advertising (MFA) representa uma ameaça ao ecossistema digital.

No próximo ano, os profissionais de marketing pretendem aplicar a inteligência artificial para ferramentas de análise de dados, otimização dinâmica de criativos e detecção de fraude.

E no que diz respeito às fraudes, houve uma queda de 29% na região. Apesar disso, a TV Conectada (CTV) registrou a maior taxa de fraude/tráfego inválido sofisticado, de 4,9%. Segundo a DoubleVerify, isso reforça a necessidade de adaptação ao rápido crescimento do total de impressões CTV no local, que aumentou 98%.

Além disso, 51% das fraudes na América Latina acontecem em aplicativos móveis. Já a maior parte (94%) de tráfego inválido sofisticado de adwares e malwares ocorre em dispositivos móveis.

Atenção no Brasil

A DoubleVerify coletou dados da audiência brasileira, e constatou que a taxa de visibilidade autêntica no País foi de 73% – um aumento de 2% em relação ao ano anterior. Já a de visibilidade em display ficou em 75%, 2% a mais que em 2023.

A única que não registrou alterações em relação ao relatório passado foi a taxa de visibilidade de vídeo, que permaneceu em 77%.

Em termos de violações, a brand suitability violation rate ficou em 4,6%, com uma diminuição notória de 45%. Enquanto isso, a taxa de violação de fraude/SIVT foi de 1,3%, 8% menos que no ano passado.

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