Pesquisa

Mídia Dados analisa influência, vídeo, diversidade e IA

Relatório do Grupo de Mídia de São Paulo se torna base de informações para braço educacional da organização

i 12 de agosto de 2026 - 12h04

A 39ª edição do Mídia Dados (MD) destaca dados e informações sobre economia da atenção, consumo de mídia e diversidade. Lançado esta semana, o relatório anual produzido pelo Grupo de Mídia de São Paulo (GMSP) reúne e organiza conteúdo de 80 instituições em 200 dashboards, gráficos, infográficos e textos sobre movimentos, tendências e transformações na mídia entre 2025 e 2026.

Homem analisa gráficos digitais em tela, com banner "MÍDIA DADOS" e ícone de estatísticas.

Mídia Dados 2025 usa informações de 80 instituições e empresas de pesquisa (Crédito: Alexdndz/AdobeStock)

Análises e tendências do Mídia Dados

O conteúdo consolida informações sobre mídia, audiências, consumo, comportamento e transformação da comunicação.

Segundo o Grupo de Mídia de São Paulo, esta edição apresenta análises sobre marketing de influência, TV conectada, consumo de Smart TVs pelos latinos, crescimento dos formatos em vídeo e do uso de inteligência artificial, informações sobre aferição do out-of-home (OOH) e sobre diversidade no mercado publicitário.

O documento tem como fonte dados quantitativos e qualitativos de empresas e instituições como Ibope Media, Cenp, Comscore, IAB, IVC, Nielsen, BuzzMonitor, YouPix, IPC Marketing, Crowley Broadcast Analysis e Jovedata.

Mídia Dados como base educacional

Além disso, o Grupo de Mídia anuncia que o relatório será base para cursos ministrados pela organização. O Mídia Dados oferecerá informações para aulas sobre fundamentos da mídia, comportamento do consumidor, evolução dos meios, planejamento, métricas e transformação digital.

O Grupo anunciou seu braço educacional no Midia Máster deste ano. Os cursos oferecem aprofundamento em conceitos básicos, estratégias, técnicas de negociação e mídia aplicada ao negócio. Os cursos terão turmas permanentes para estimular troca entre alunos estabelecidos e novos entrantes.