Nove em cada dez brasileiros são impactados por notícias falsas, aponta estudo
Pesquisa da Weach Group com a Hibou explora relação do público brasileiro com notícias falsas e as estratégias que adoram diante de fake news
2 de abril de 2024 - 6h00Em parceria com a Hibou, a adtech Weach Group realizou entrevistas com 2.400 brasileiros para mapear a relação do público com notícias falsas. A pesquisa indicou que 9 em cada 10 brasileiros, cerca de 91%, já encontraram notícias falsas ao ler notícias. A maioria dos usuários (54%) opta por sair do site e 39% denunciam a publicação.

(Crédito: Petr Ciz/Adobe Stock)
O público adota hábitos para lidar com esse obstáculo. Cerca de 54% busca informação em outras fontes antes de compartilhar e 33% procuram erros. Além disso, 42% confiam mais em sites especializados. A pesquisa também explorou a percepção dos consumidores com marcas que são veiculadas junto a notícias falsas (veja gráfico).