Os conteúdos e canais preferidos dos geeks
Pesquisa do Omelete, lançada em ocasião da CCXP, mostra Netflix como principal serviço de streaming e a HBO como o principal canal fechado; Globo lidera na TV aberta
Pesquisa do Omelete, lançada em ocasião da CCXP, mostra Netflix como principal serviço de streaming e a HBO como o principal canal fechado; Globo lidera na TV aberta
Luiz Gustavo Pacete
7 de dezembro de 2017 - 8h33
Brincadeira de adolescentes? Há muito tempo, a definição estereotipada sobre o universo geek já caiu por terra. Quadrinhos, heróis, graphics, cosplays e vários outros elementos desse universo movimentam um mercado de gente grande e que atrai, a cada ano, centenas de marcas interessadas em licenciamento. Em função da CCXP 2017, principal evento de cultura pop que ocorre até o próximo domingo 10, o portal Omelete divulgou dados da pesquisa sobre o comportamento e consumo de conteúdo do chamado público geek.
O levantamento foi feito pelo Conecta e as coletas foram realizadas no site do Omelete de 8 a 17 de novembro de 2017 em um montante de 9.471 entrevistas. Entre os principais itens considerados estão plataformas preferidas e tipos de conteúdo mais consumidos. Em relação ao consumo de TV por assinatura, a Net lidera entre as operadoras com a preferência de 31% dos entrevistados, seguida por Sky, 16%; Vivo, 10%; Claro, 5%; Oi 4%; outros 2% e nenhum 32%. Houve um aumento de 2% em relação ao ano passado das pessoas que declararam não ter assinatura de nenhuma operadora.
Quando questionados sobre seus canais favoritos, 63% responderam que preferem a HBO, outros 55% são fãs de Warner Channel, Telecine aparece com 47% da preferência, seguido por Fox, 45%; Cartoon Network, 27%; History Channel, 25%; Discovery Channel, 22%; SporTV, 21%; ESPN, 24% e TNT, 14%, considerando apenas os dez canais principais.
O que Game of Thrones ensina sobre branding
Na TV aberta a emissora mais assistida pelos entrevistados é a Globo com 12% de predileção seguida por SBT, 9% e Band, 5%. Dos programas mais assistidos pelos geeks na TV aberta, MasterChef, da Band, lidera com 28% de preferência, seguido por futebol, 18%; a série Todo mundo odeia o Chris, 15%; Oscar, 13%; Globo Esporte, 10%, Altas Horas, 9%; Tá No Ar, 8%; Fantástico, 7% e Tela Quente, 4%.
O comportamento nas ferramentas de streaming
Quando o recorte é feito no segmento de streaming, a Netflix é a plataforma com maior popularidade, acessada por 91% dos entrevistados. YouTube vem em segundo lugar com 80% da predileção seguido por HBO Go; Popcorn Time e Telecine Play 13%; TwitchTV e Net Now 11%; Google Play 9%; Premiere Play 4% e Fox Play 3%. Os formatos mais consumidos nessas plataformas são séries, filmes, música e games, nesta ordem de importância. Os principais critérios de compra no streaming são preço, catálogo, lançamentos, conteúdo original e conveniência.
Das franquias mais populares entre esse público, Star Wars lidera com 26% da preferência. Em segundo lugar vem Marvel com 18% de predileção seguida por Harry Potter, 12%; O Senhor dos Anéis, 11%; Batman, 6%; De volta para o futuro, 5%; O poderoso chefão 3%, Matrix, 3%; Rock 2% e Velozes e Furiosos 2%.
Paixão e poder de consumo definem os geeks
No ranking das séries mais assistidas Stranger Things, da Netflix, e Game of Thrones, da HBO, empatam com 59%. Demolidor, da Marvel, vem em seguida com 34% seguido por The Walking Dead e Vikings, 19%; The Flash, 18%; Jéssica Jones e Agent´s of Shield, 12%, por fim, MrRobot e Gotham aparecem com 10%.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King