Paixão e poder de consumo definem os geeks

Buscar

Paixão e poder de consumo definem os geeks

Buscar
Publicidade

Marketing

Paixão e poder de consumo definem os geeks

O Dia do Orgulho Geek, comemorado nesta quinta-feira, 25, celebra um consumidor ávido por eletroeletrônicos, licenciados e quadrinhos


25 de maio de 2017 - 12h20

Nicho? Cada vez menos essa palavra vem sido utilizada pelo mercado para definir o público chamado geek, ou em alguns casos, nerd. Comemorado nesta quinta-feira, 25, o Dia do Orgulho Geek celebra um consumidor com engajamento e que está no ápice do poder de consumo. Segundo a 4ª edição da pesquisa Geek Power, feita pelo Ibope Conecta, em parceria com o portal Omelete, no final do ano passado, com 26 mil pessoas, 68% dos geeks estão entre os 18 e 34 anos, 85% são homens e 60% moram no Sudeste.

 

Anualmente, o mercado relacionado ao mundo geek movimenta milhões

 

Ainda de acordo com o estudo, 65% têm ensino superior ou estão cursando e 64% têm renda familiar entre 2 e 10 salários mínimos. Para esse grupo, as marcas mais admiradas são Netflix, Disney, Marvel e Lucasfilms. O smartphone é o meio mais usado para navegar na internet, apontado por 60% dos entrevistados; 37% usam a internet para se divertir, 19% para trabalhar e 18% para se informar com notícias.

“Antes restritos aos quartos dos amigos e bancas de gibis, hoje nós nerds dominamos! As histórias em quadrinhos, videogames e ‘bonequinhos’ que gostamos desde sempre e nos rendiam preconceito hoje estão na moda. Nerds como Steve Jobs, Bill Gates, Steven Spielberg e Mark Zuckerberg servem de inspiração para milhões de pessoas”, diz Marcelo Forlani, diretor de marketing do Omelete, grupo que promove anualmente no Brasil a Comic Con Experience.

Denise Ledoux, diretora de Marketing da Hasbro, afirma que o público geek é exigente e, com isso, desafiam as empresas a se superarem. “Como resultado dessa cobrança, eles retribuem com fidelização às marcas que atendem a suas demandas. Temos notado um crescimento constante deste grupo de consumidores o que pode ser comprovado por eventos direcionados, como a Comic Con, e pelo sucesso dos filmes, séries e outros canais voltados a eles”, diz Denise.

Para Diogo Santos, sócio do Nerd ao Cubo, o impacto gerado na economia pelos consumidores com esse perfil é grande. “No mercado de cinema, 6 das 10 maiores bilheterias da história são filmes voltados ao público nerd, faturando mais de 2 bilhões de dólares, como por exemplo: Star Wars, Harry Potter e Vingadores. Entre os livros Best Sellers de maior sucesso estão: O Senhor dos Anéis, O Hobbit e Harry Potter que venderam mais de 700 milhões de exemplares e ainda continuam vendendo, além de novas obras que se destacam a cada ano, como por exemplo: Game Of Thrones”, diz Santos. Ele ressalta que esse público tem um life style próprio. “Tem orgulho de ser nerd e abraça um dia do ano para comemorar isso. Não por acaso, diversas marcas dos mais diferentes segmentos querem estar em contato com essa audiência. ”

A pedido de Meio & Mensagem, a Seven Idiomas realizou um estudo sobre as gírias e siglas mais utilizadas pelo público geek:

Geek significa “alguém viciado em internet, tecnologia e computadores”. Na prática, o geek é uma versão tecnológica do nerd que se refere às pessoas que gostam de estudar e têm interesse em livros, assuntos científicos e são muito inteligentes.

LoL é a abreviação da gíria “laughing out loud”, que significa rindo muito.

Hype é um termo utilizado quando algo está muito em alta, na moda.

OMG é a abreviação de “Oh My God!”, que significa “Oh meu Deus!”.

Cya é uma variação de “see you later” que significa “vejo você mais tarde”.

 

Bazinga é uma expressão criada pelo personagem Sheldon, da série “The Big Bang Theory”, quer dizer brincadeira ou “te peguei”.

May the Force be with you é uma frase marcante do filme Star Wars que significa “Que a força esteja com você”. É uma expressão muito comum entre o público geek nas mais diversas situações.

Trollar surgiu do termo trolling for suckers, que significa “lançando a isca para os trouxas”. A partir disso, começou-se a usar “troll” como um termo para “zoar”, chatear ou irritar alguém.

DWEEB significa panaca e idiota.

Epicwin é ganhar algo de forma épica, algo muito legal. Junção das palavras “Epic” – épico e “win” – ganhar.

FTW é abreviação e “for the win”, que significa “para a vitória. É usado para indicar que algo é a melhor opção ou para mostrar entusiasmo.

NSFW é a abreviação de “no safe for work”, ou seja “não é seguro para o trabalho”. É um termo utilizado quando se envia mensagem ou e-mail com conteúdo impróprio para abrir na frente de outras pessoas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas