Perfis de política crescem no Instagram no fim de 2021
Pandemia e proximidade das eleições impulsionam tema, segundo estudo #MS360FAAP da Faap com a Emplifi
Perfis de política crescem no Instagram no fim de 2021
BuscarPerfis de política crescem no Instagram no fim de 2021
BuscarPandemia e proximidade das eleições impulsionam tema, segundo estudo #MS360FAAP da Faap com a Emplifi
A categoria “sociedade”, que engloba temas políticos, avançou 2,66% na plataforma de fotos e vídeos (Crédito: Souvik Banerjee/Unsplash)
As marcas continuam a crescer nas redes sociais, enquanto os perfis dedicados à política começam a descrever uma ascendente com a proximidade das eleições. A afirmação é fruto do estudo #MS360FAAP, que é desenvolvido trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital do Centro Universitário Faap em parceria com a Emplifi.
De acordo com o grupo, nos últimos três meses de 2021, as marcas tiveram um crescimento de 2,68% no número de seguidores no Instagram, na comparação com o período anterior. Essa alta já vinha sendo observada nas últimas edições.
Em paralelo, a categoria “sociedade”, que engloba temas políticos, avançou 2,66% na plataforma de fotos e vídeos. De acordo com os desenvolvedores da pesquisa, o crescimento é um movimento incomum já que até então os assuntos polêmicos não tinham tanto espaço no Instagram. O cenário, no entanto, vem sendo transformado pela pandemia e a proximidade das eleições. A Faap alerta para o risco da disseminação de fake News. Isso porque, na rede social, os posts mais criados são os de fotos que não permitem tanto texto na descrição.
O estudo também revelou que as campanhas de conscientização e mensagens de festa foram destaque no Instagram ao longo do quarto trimestre de 2021. Entre outubro e dezembro, a hashtag mais usada foi #natal, seguida por #outubrorosa. Também figuram na lista das 20 mais usadas #novembroazul e #boasfestas.
Desempenho do Facebook
Já no Facebook, havia uma expectativa que o período de férias escolares e o final do ano aumentassem a interação no público na plataforma. No entanto, a premissa não se confirmou. Ainda assim, o Facebook segue com um volume semanal de postagens superior ao do Instagram. As fotos também são maioria no Facebook e, ao mesmo tempo, as com os maiores índices de interação.
Compartilhe
Veja também
Senacon notifica plataformas por promoção de cigarros eletrônicos
Youtube, Instagram, TikTok, Enjoei e Mercado Livre terão 48 horas para tirar do ar conteúdos relacionados à venda e promoção de cigarros eletrônicos e produtos derivados do tabaco
CEO da Neooh: exigências da Aena são naturais no setor
Participante da concorrência pela gestão e comercialização de ativos de mídia out-of-home da Aena, Leonardo Chebly atribui custos elevados ao valor da mídia em Congonhas