SAG-AFTRA regula réplica de vozes de atores por IA em anúncios
Atores devem dar consentimento e serão remunerados por uso de suas vozes em anúncios criados por IA
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Meio & Mensagem
15 de agosto de 2024 - 6h00
O sindicato dos atores de Hollywood, SAG-AFTRA (Screen Actors Guild – American Federation of Television and Radio Artists), firmou acordo com a empresa Narrativ para garantir direitos de atores em relação ao uso de suas vozes na criação de anúncios por meio de inteligência artificial. A Narrativ é uma empresa que une agências, anunciantes e atores para a criação de anúncios de áudio usando IA.
A questão já foi abordada publicamente por nomes conhecidos no ramo. Em maio deste ano, a atriz Scarlett Johansson acusou a OpenAI de usar a inteligência artificial para replicar sua voz no GPT-4, versão do ChatGPT que conversa com o usuário. Segundo Scarlett, a versão, denominada Sky, imitava sua voz.
Na negociação com a Narrativ, o sindicato chegou a um acordo que visa remunerar os atores e dar mais controle sobre o uso da sua voz pelas marcas.
Assim, o acordo prevê que os atores possam definir preço ara cada réplica digital baseada no piso salarial estabelecido pelo sindicato. Mesmo assim, o anunciante precisa do o consentimento do ator para cada uso de sua voz.
Desde o ano passado, o SAG-AFTRA luta pela proteção de atores e dubladores em relação à IA. Depois de quatro meses de greve, em novembro, o sindicato chegou a um acordo com membros da AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers) que garantiu barreiras de consentimento e compensação no uso de IA e disposições legais para proteger os artistas contra o uso de suas imagens por meio de inteligência artificial.
Recentemente, em julho, o sindicato iniciou uma nova paralisação de atores que trabalham na dublagem de videogames. O sindicato protesta contra o uso indevido da inteligência artificial e e solicita medidas que protejam os empregos dos atores que trabalham com jogos.
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