TikTok oferece aulões gratuitos de preparação para o Enem
As aulas em formato de vídeo serão transmitidas em cinemas de todo o Brasil nos dias 1 e 2 de novembro

Os aulões acontecem entre os dias 1 e 2 de novembro (Crédito: Bongkarngraphic/Shutterstock)
Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 9 e 16 de novembro, o TikTok promove aulões intensivos para a prova em cinemas espalhados por todo o País.
A iniciativa oferece quase 30 mil ingressos gratuitos para ajudar estudantes na reta final de preparação para a prova.
O “Aulão do TikTok” acontece nas manhãs dos dias 1 e 2 de novembro, em 32 cidades do Brasil, inclusive todas as capitais.
No formato de vídeos verticais, o conteúdo foi feito em parceria com oito professores que criam conteúdos educativos na plataforma.
TikTok aponta que Enem acumula 4 bilhões de visualizações
De fato, segundo dados do TikTok, o Enem acumula quase 4 bilhões de visualizações na plataforma, o que é um alcance seis vezes maior na comparação com 2024.
O primeiro dia tem foco em ciências humanas, com aulas de história com Samuel Nepomuceno (@dosesdahistória), de geografia com Sebastian Fuentes (@anglo.vestibulares), de redação com Barbara Garbinato (@prof.barbaragarbinato) e de português com Letícia de Souza (@portuguescomleticia).
Já o segundo dia traz conteúdos para ciências da natureza, com aulas de biologia com Yago Stephano (@yagostephano), de química com Gabriel Cabral (@profgabrielcabral), de física com Ronaldo Carrilho (@anglo.vestibulares) e de matemática com Gabriela de Mello (@ameninadamatematica).
Para o acesso, serão oferecidos dois ingressos por CPF, via Sympla.
As aulas, portanto, poderão ser vistas ao vivo pelo perfil do TikTok Brasil.
Bolsas e premiações
Após os aulões, o Anglo, apoiador do projeto, oferecerá à comunidade TikTok 20 mil bolsas integrais para o curso online de revisão para o Enem.
Além disso, a plataforma estreia a campanha de postagem #AprendaNoTikTok, que premiará 15 vídeos de educação com R$ 75 mil, entre os dias 15 de outubro e 15 de novembro.
Dessa forma, haverá premiação para cinco conteúdos para cada uma das categorias: STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), ciências humanas & linguagens, e sustentabilidade.
Para participar, basta se inscrever no site da campanha e publicar vídeo original com, no mínimo, 30 segundos de duração, com a tag #AprendaNoTikTok e as hashtags específicas da categoria escolhida.
Como forma de ampliar ainda mais o alcance do projeto, o TikTok transformará perguntas enviadas por estudantes em vídeos de professores que terão exibição no transporte público (ônibus, trem e metrô) e mídias out-of-home.
O “Aulão do TikTok” foi criado pelo estúdio criativo AKQA Casa e as sessões no cinema acontecem em parceria com a Publicis Brasil e Flix Media.