Usuários planejam passar menos tempo nas redes, aponta estudo
Levantamento da Outbrain também indicou que ambientes editoriais geram índice mais alto de confiança
Usuários planejam passar menos tempo nas redes, aponta estudo
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A Outbrain, plataforma de recomendações e engajamento, se uniu a empresa de pesquisa de mercado Savanta para entender como anda a experiência de navegação dos usuários na web. O objetivo da companhia era avaliar a importância das recomendações nativas para publishers e anunciantes. Para isso, o estudo ouviu mais de nove mil consumidores na Austrália, França, Alemanha, Israel, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Os dados foram capturados entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.
Um dos destaques do estudo foi o fato de que parte dos consumidores estão dispostos a passar menos tempo online nas redes. No total, 21% dos entrevistados afirmaram que planejam reduzir o tempo de redes nos próximos seis meses. O estudo também questionou o que esses usuários, que querem diminuir o uso de mídias digitais, pretendem fazer com esse tempo. 39% disseram ficar completamente offline, 33% trabalhar ou estudar e 36% estão interessados em navegar em sites de notícias e estilo de vida.
O levantamento também revelou que o conteúdo de sites editoriais é percebido de forma mais positiva que nas redes. Nesse sentido, 75% disseram confiar no conteúdo e nas recomendações desses sites, enquanto 54% confiam em conteúdos e recomendações nas redes. O índice de confiança nos sites de notícias e variedades cresce entre os tomadores de decisão dos lares, chegando a 76%.
Esse comportamento se estende aos anúncios. Na comparação, 68% dos consumidores confiam em anúncios vistos em ambientes editoriais da web. Já 55% afirmaram confiar em na publicidade em encontrada em espaços com conteúdo gerado pelos próprios usuários, como redes sociais, blogs e comunidades online.
O estudo também analisou os formatos de anúncios e questionou qual seria o menos intrusivo. Os native ads, anúncios que aparecem como conteúdo destacado ou recomendado dentro de portais, saíram vitoriosos. Eles foram seguidos pelo anúncio pago em busca e o display.
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