ViaMobilidade abre concorrência da Linha 17-Ouro
Novo eixo de mobilidade entre a região do Aeroporto de Congonhas e a zona sul da capital paulista entrará em operação em 2026 já com espaços publicitários em funcionamento

Estação Morumbi da Linha 17-Ouro, do monotrilho de São Paulo (crédito: Márcia Alves/Metrô SP)
A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação da Linha 17-Ouro, em São Paulo, deu início ao processo para selecionar uma empresa parceira para exploração publicitária do novo monotrilho da cidade. A operação da linha está prevista para começar no primeiro semestre de 2026.
A concorrência engloba a comercialização de espaços publicitários nos trens e estações da Linha 17-Ouro, com exceção dos terminais de ônibus integrados. O contrato prevê formatos digitais, estáticos e ações promocionais, incluindo painéis e telas eletrônicas.
Parte da plataforma de trilhos da Motiva, a ViaMobilidade está convidando players do mercado para participar do processo de concorrência. A expectativa da empresa é encerrar a seleção até o final ano, para iniciar 2026 com os estudos para implementação das propriedades de mídia na linha.
A Linha 17-Ouro será um novo eixo de mobilidade entre a região do Aeroporto de Congonhas e a zona sul da capital paulista.
“O novo monotrilho representa uma vitrine estratégica para marcas que buscam visibilidade em áreas com grande circulação e alta densidade urbana. Nosso objetivo é desenvolver uma parceria com agências capazes de unir criatividade, inovação e eficiência comercial”, afirma João Pita, diretor comercial da plataforma de trilhos da Motiva.
A plataforma de trilhos da Motiva, novo nome da CCR, tem, ainda, as concessões das Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, em São Paulo, além do VLT, do Rio de Janeiro, e o Metrô Bahia. Nos dois casos, a JCDecaux é a operadora de mídia.
A JCDecaux é a parceira mídia OOH da Viamobilidade na Linha 4-Amarela e 5-Lilás, em São Paulo, e no Metrô Bahia. Já a Eletromidia cuida das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, na capital paulista, além do VLT e do Terminal Gentileza, no Rio. Os Terminais de Ônibus em São Paulo (Butantã, Morumbi, Campo Limpo, Capão Redondo e Guido Caloi) são da Clear Channel, enquanto os na Bahia são da all7.