YouTube contribui com quase R$ 5 bilhões no PIB brasileiro, diz Google
Plataforma do Google celebra 20 anos e divulga que, em 2024, foram postadas mais de 35 milhões de horas de conteúdo pelos creators do País
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Bárbara Sacchitiello
26 de junho de 2025 - 18h59
(Crédito: Shutterstock)
No ano passado, o ecossistema criativo do YouTube contribuiu para a injeção de R$ 4,94 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Ainda em 2024, os brasileiros postaram mais de 35 milhões de horas de conteúdo.
O dado foi divulgado pela plataforma do Google nesta quinta-feira, 26, em evento realizado em São Paulo para celebrar os 20 anos de existência da rede social.
O valor calculado do impacto econômico da plataforma foi elaborado pela Oxford Economics, que há cinco anos mensura como os vídeos e os negócios em torno da plataforma impactam e influenciam a economia brasileira.
Segundo o relatório, no ano passado, mais de 130 mil empregos equivalentes a tempo integral foram gerados pela plataforma no Brasil.
“Pensamos no YouTube não como uma rede social, mas uma rede de ideias. Queremos que os criadores de conteúdo possam prosperar e levar coisas bacanas a uma comunidade inteira de brasileiros que precisam de referências positivas. Quanto mais referências boas, que possam inspirar as pessoas a serem melhores, melhor nosso País será”, destacou Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.
A pesquisa encomendada pelo YouTube também destacou o papel central dos criadores de conteúdo para a evolução e solidez da plataforma e como a monetização também se diversificou ao longo dessas duas décadas.
De acordo com o revelado pelo head de parcerias e responsabilidade do YouTube Brasil, Eduardo Brandini, 76% dos criadores de conteúdo que monetizam com a plataforma disseram que não conseguiriam a remuneração através da mídia tradicional.
A veiculação de anúncios ainda é a principal e mais conhecida fonte de renda, citada como importante por 77% dos criadores de conteúdo que monetizam com o YouTube.
Porém, não é só com publicidade que os youtubers vêm conseguindo engajar suas comunidades – e ganhar dinheiro. A plataforma cita como o alto engajamento com os fãs permite, por exemplo, a criação de modelos de assinaturas de canais, bem como a comercialização de produtos licenciados.
“Em dezembro do ano passado, 25 mil canais brasileiros tiveram receitas vindas de financiamento por parte dos fãs. No mesmo mês do ano passado, 800 mil brasileiros assinavam algum canal de conteúdo, como membro, o que representa um crescimento de 30% na comparação com o ano anterior”, contou Brandini, durante a apresentação do evento.
Além disso, o YouTube destacou como os brasileiros vem conseguindo internacionalizar sua influência por meio de recursos como dublagem e tradução, expandindo seu alcance em âmbito global. De acordo com o estudo da Oxford Economics, 68% dos criadores de conteúdo acreditam que a plataforma é muito importante para a conquista de projeção internacional.
O estudo também reforçou a importância da rede social para a manutenção dos negócios de pequenas e médias empresas: 72% desse tipo de empresa, que faz uso do YouTube, pontua que a plataforma é essencial para o desenvolvimento de seus negócios.
“O Youtube se consolidou como força motriz gerando oportunidade, renda e empregos. Falamos de um ecossistema que impulsiona desde pequenos criadores até grandes empresas, transformando-se em uma plataforma essencial para os negócios”, destacou Brandini.
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