Assinar

Inspiração na indústria tech

Buscar
Publicidade
Opinião

Inspiração na indústria tech

A metodologia Agile surgiu para que o usuário pudesse ter um produto melhor e mais rápido


23 de outubro de 2019 - 17h02

(Crédito: Axel2001/iStock)

Os métodos ágeis (Agile) surgiram das techs no final dos anos 90. Em 2001, foi publicado um manifesto sobre o tema (Agile Manifesto) que foi a afirmação de propósito mais claro e sucinto de uma abordagem que era a antítese do modelo em cascata (waterfall — modelo onde as equipes concluem uma etapa por inteiro, antes de passar para a próxima).

O modelo cascata, claramente, era mais lento, menos colaborativo e funcionava muito mais para projetos de engenharia civil ou mecânica. Tinha a sua organização, porém, para projetos que não sofreriam alterações rápidas.

O que mais me chama a atenção nessa história, lembrando que não sou de tech, é que o método Agile surgiu de uma dor real desses profissionais. Projetos demoravam anos ou até décadas para serem entregues e a angústia dos profissionais era: como posso entregar mais e mais rápido um novo software? Ou seja, human centric total, afinal, entregando mais rápido, permitia uma interação mais rápida e, consequentemente, uma interação e atualização constante.

Hoje não é à toa que as empresas mais valiosas do mundo são techs.

E como nós, profissionais de comunicação, podemos aprender com as techs e com a metodologia Ágil que fez essa indústria se reinventar?

Utilizo a metodologia há três anos e testo todos os dias para aprender com meus erros e poder consertá-los. Listo alguns grandes ganhos que enxergo ao utilizar metodologias ágeis:

— Alinhamento do time em todas as fazes do projeto desde o início do job até a entrega;
— Engajamento do time no projeto é muito maior;
— Ganho de produtividade;
— Transparência por ser um método colaborativo onde todos se sentem parte;
— Qualidade na entrega, afinal, time multidisciplinar alinhado às peças se encaminham muito melhor;
— Melhor experiência para todos os envolvidos (agência, cliente, convidados etc.)

Estes são alguns dos ganhos que enxergo nesses anos utilizando as metodologias ágeis e quero destacar o último ponto citado (melhor experiência para todos os envolvidos). Em uma indústria como a nossa, onde profissionais estão desmotivados, clientes descontentes e descrentes do trabalho das agências, onde o modelo tradicional vem sendo tão questionado, acredito que metodologia ágil pode trazer a revolução que as techs passaram anos atrás.

Afinal, a metodologia surgiu para que o usuário pudesse ter um produto melhor e mais rápido o quanto antes e agilidade é o que todos buscamos. Você já iniciou o trabalho Agile na sua empresa?

**Crédito da imagem no topo: Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Quando menos é muito mais

    As agências independentes provam que escala não é sinônimo de relevância

  • Quando a publicidade vai parar de usar o regionalismo como cota?

    Não é só colocar um chimarrão na mão e um chapéu de couro na cabeça para fazer regionalismo