O grande momento
No Caboré, o período entre indicação e revelação de vencedores é o melhor para os indicados desfrutarem o reconhecimento do mercado e, em muitos casos, mudarem suas trajetórias, impulsionados por estarem na lista
No Caboré, o período entre indicação e revelação de vencedores é o melhor para os indicados desfrutarem o reconhecimento do mercado e, em muitos casos, mudarem suas trajetórias, impulsionados por estarem na lista
Certamente, as histórias dos profissionais e empresas líderes da indústria de comunicação, marketing e mídia são feitas de muitos momentos de exaltação. Situações em que metas são batidas, ações estratégicas alcançam os resultados desejados, ideias inovadoras encontram receptividade no público, promoções e mudanças de carreiras apontam futuros mais promissores. Entre os reconhecimentos que veem do mercado, as gaiolas que simbolizam as indicações ao Caboré ocupam lugar especial.
Há 44 anos, estar na lista de concorrentes ao principal prêmio da indústria é um feito que coroa trajetórias — e é capaz de mudar muitas delas. Na quarta, 27, e na quinta, 28, pela primeira vez, a revelação dos indicados ao Caboré aconteceu ao logo dos dias nas redes sociais de Meio & Mensagem, que somam mais de 1 milhão de seguidores — o que contribui para fazer de Meio & Mensagem a plataforma de conteúdo, com foco nesta indústria, mais relevante dos países latinos e dos de língua portuguesa.
O Caboré procura refletir não só a diversidade de profissionais do mercado, mas também os variados ramos de atuação das empresas nele atuantes. No quesito renovação, dos 42 indicados, 38 nunca ganharam e 30 concorrem pela primeira vez. Nas oito categorias voltadas a profissionais, dos 24 indicados, 23 nunca venceram e 20 têm a sensação inédita de estar entre os convocados. As mulheres são maioria entre essas indicações, totalizando 13 menções.
Em cinco categorias, todos os concorrentes nunca disputaram antes: as de profissionais de Atendimento e Negócios, Estratégia, Inovação, Mídia e Veículo. Nas demais categorias, são indicados pela primeira vez: Paulo Samia (UOL), com Dirigente da Indústria da Comunicação; as Agências de Comunicação AKQA e BETC Havas; o Anunciante Mercado Livre; Marco Giannelli, o “Pernil” (AlmapBBDO), e Rafael Ziggy (Soko), em Profissional de Criação; Alvaro Garcia (Mondelez) e Cecília Preto Alexandre (Kraft Heinz), na categoria de Profissional de Marketing; as Plataforma de Conteúdo CazéTV e Podpah; a Plataforma de Comunicação WhatsApp; Corebiz e Mesa, em Serviço de Marketing; e Floresta e NWB na área de Produção.
Concorreram anteriormente, mas ainda não têm a coruja: os Dirigente da Indústria da Comunicação Alexandre Guerrero (Eletromidia) e Ezra Geld (IPG Mediabrands), que em anos passados disputaram, respectivamente, como Profissional de Veículo e Profissional de Mídia; o Anunciante Unilever, que concorreu em 2013 e 2007; a Profissional de Marketing Marina Daineze (Vivo), indicada em 2018; a Plataforma de Conteúdo Valor Econômico, que já disputou três vezes (2013, 2011 e 2001); a Plataforma de Comunicação JCDecaux, que concorreu em 2017 e 2015; a Dream Factory, já indicada em 2006 em Serviço de Marketing; e a Boiler, que disputou o troféu de Produção em 2020. Apenas quatro indicados de 2022 já venceram anteriormente: o Anunciante Itaú, que tem cinco corujas (2015, 2004, 1989, 1984 e 1983); a Agência de Comunicação Africa Creative, que venceu três vezes (2020, 2012 e 2005); a Profissional de Criação Keka Morelle (Ogilvy), ganhadora em 2018; e a Plataforma de Comunicação Globoplay, que ficou com a coruja em 2020.
Nesta 44ª edição do Caboré, duas categorias tiveram nomes e abrangências atualizados: Plataforma de Conteúdo (antes Veículo de Comunicação — Produtor de Conteúdo), que retrata melhor o que fazem os canais produtores de informação e entretenimento, cada vez mais com atuação multiplataforma; e Plataforma de Comunicação (até então Veículo de Comunicação — Plataforma de Mídia), que passa a considerar não apenas o poder das plataformas como veículos de mídia, mas também seu potencial para vendas, atendimento aos clientes e comunicação das marcas com o público.
Os vencedores serão escolhidos pelos assinantes de Meio & Mensagem, em votação online auditada pela PWC, aberta de 30 de outubro a 30 de novembro. A cerimônia de premiação do Caboré acontecerá no dia 4 de dezembro, no Espaço Monte Líbano, em São Paulo. Entretanto, como quem já concorreu sabe bem, a grande vitória é estar na lista dos indicados para a maioria dos profissionais e empresas que, nos próximos dois meses, irão saborear esse grande momento de suas histórias. Boa sorte a todos.
Compartilhe
Veja também